O acidente chama atenção para a segurança aérea, em um contexto em que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, incluindo o Litoral Norte de São Paulo e a Serra da Mantiqueira, registrou 52 ocorrências envolvendo aeronaves nos últimos 10 anos. Esses dados são do Painel SIPAER, uma ferramenta de visualização de dados desenvolvida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
De acordo com um levantamento realizado pelo Jornalismo da Band Vale, os municípios da RM Vale têm os seguintes registros:
- São José dos Campos: 2 acidentes, 27 incidentes e 4 incidentes graves
- Ubatuba: 4 acidentes, 2 incidentes e 1 incidente grave
- Guaratinguetá: 1 acidente, 1 incidente e 2 incidentes graves
- Taubaté: 2 incidentes e 1 incidente grave
- Caçapava: 1 incidente e 1 incidente grave
- Cunha: 1 acidente
- Pindamonhangaba: 1 incidente
- Paraibuna: 1 (não há informações do registro)
Ocorrências com avião no Vale do Paraíba
No total, durante os últimos 10 anos, a região contabilizou 8 acidentes, 34 incidentes e 9 incidentes graves, com a maioria das ocorrências sendo incidentes. Esses dados ressaltam a importância de medidas contínuas de monitoramento e prevenção para garantir a segurança da aviação em todo o estado.
O levantamento
O Painel SIPAER, uma ferramenta do CENIPA, permite visualizar dados sobre ocorrências aeronáuticas no Brasil nos últimos 10 anos. O CENIPA atua como Autoridade de Investigação SIPAER e, dentro da aviação civil, suas atividades preventivas se limitam a investigar acidentes/incidentes e gerenciar sistemas de reporte voluntário, conforme regulamentado pelo Decreto nº 9540, de 25 de outubro de 2018, que estabelece o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
Os Relatórios Finais do CENIPA são compartilhados com a ANAC e o DECEA para utilizar análises técnicas das investigações como fonte de informações, visando identificar perigos e avaliar riscos, de acordo com o Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR).