O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RN) lançou um conjunto inédito de cursos profissionalizantes voltados para o setor de veículos elétricos, com inscrições já abertas e início das aulas programado para datas entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025. O pacote inclui três cursos: “Princípios do Veículo Elétrico”, “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com Alta Tensão” e “Convertedor e Mantenedor de Veículos Elétricos”. Cada curso oferece 20 vagas, com cargas horárias variando de 20 a 160 horas e valores que vão de R$ 298,00 a R$ 1.270,00.
As formações são voltadas tanto para profissionais do setor automotivo que desejam ampliar seus conhecimentos quanto para engenheiros, estudantes de engenharia, empresários e pessoas interessadas em ingressar na área de eletromobilidade. As aulas serão ministradas na sede do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do Senai em Natal. Os interessados podem realizar a matrícula e obter mais informações por meio do site www.futuro.digital.
O lançamento dos cursos ocorre em um momento estratégico, visto que o mercado de veículos elétricos está em forte crescimento no Brasil. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam que, de janeiro a agosto de 2024, foram emplacados 109.283 veículos leves eletrificados no País, um aumento expressivo de 168% em relação ao mesmo período do ano anterior. Diretora do Senai CTGAS-ER, Amora Vieira afirma que a instituição está atenta a essas tendências de mercado e se posiciona para atender a essas demandas.
“A gente está se posicionando enquanto instituição que forma pessoas pensando na eletromobilidade. Temos veículos elétricos rodando nas ruas, empresas se estabelecendo no Nordeste, no Rio Grande do Norte, então, por que não pensar, obviamente, na formação de pessoas? O nosso pessoal está bem preparado para estabelecer esse marco aqui no Rio Grande do Norte”, reforça Amora.
A iniciativa é resultado de uma parceria com instituições da Alemanha, referência em energias renováveis e eletromobilidade, destaca Amora Vieira. “É uma estratégia do Senai atuar na formação de pessoas para a eletromobilidade. Essa parceria com a Alemanha é de longo prazo; fizemos esse trabalho de bastidor para a preparação da nossa equipe de instrutores, para que a gente conhecesse tecnologias e metodologias e formas de ensino, por exemplo, na Alemanha, que é o nosso parceiro principal. Tivemos momentos de imersão na Alemanha e aqui mesmo no cenário do Rio Grande do Norte”, explica.
O desenvolvimento dos cursos foi guiado pelos resultados da pesquisa de mercado sobre “Mobilidade Elétrica”, que indicou uma necessidade urgente de profissionais capacitados no setor.
“Com o lançamento da pesquisa, isso trouxe para a gente um direcionamento de que cursos iniciais poderiam ser ofertados no mercado para que as pessoas começassem a se preparar com esse propósito”, complementa a diretora.
Os cursos do Senai-RN têm como público-alvo profissionais do setor automobilístico que desejam aprimorar seus conhecimentos em eletromobilidade, bem como aqueles que já atuam com veículos a combustão e querem se especializar em veículos elétricos. Amora Vieira ressalta a importância de qualificar esses profissionais para que estejam prontos para atender à crescente demanda do mercado.
“Hoje, nós temos empresas montadoras que estão com carros elétricos nas ruas, e por que não pensar naquele profissional que já atua na área e quer fazer um upgrade no seu conhecimento, investimento na sua carreira para desenvolver outras habilidades e passar a entregar soluções para veículos elétricos?”, destaca.