Depois dos vices em 2022 e 2023, o Sport volta a campo domingo, contra o Fortaleza, para tentar novamente marcar presença em uma final de Copa do Nordeste – cujo último título do clube foi há 10 anos. Caso consiga passar pelo time cearense, o Leão pode “encostar” no Bahia no ranking de maiores finalistas da história da competição (veja lista no fim).
O Bahia é o maior vencedor da história da Copa do Nordeste, com quatro taças, e quem por mais vezes esteve em finais. São nove, ao todo. Ao lado do Vitória, o Sport vem logo abaixo, com sete.
Apesar da eliminação, Sport é aplaudido após vencer Atlético-MG
Caso os pernambucanos superem o Tricolor do Pici, chegarão a oito participações em decisões, de quebra “brechando” o rival baiano – que ainda pode cair na semifinal diante do CRB e estagnar nas nove vezes disputando partidas de título pela Orelhuda.
Quem venceu mais neste século?
Aqui, o Rubro-negro tem seu peso reduzido, enquanto o Bahia continua entre as cabeças, mas com o Ceará no retrovisor. O Esquadrão conquistou os títulos em 2001 (marco temporal do século XXI), 2002, 2017 e 2021, enquanto o Vozão nos anos de 2015, 2020 e 2023.
O Sport, nesse hall, soma apenas uma taça: em 2014, contra o Alvinegro cearense – outrora algoz na temporada passada. Adversário da semifinal de domingo, o Fortaleza também está na sua frente: duas conquistas no século XXI, em 2019 e 2022.
Fortaleza pode ter nova decisão por pênaltis diante do Sport
Leões da Ilha do Retiro e do Pici jogam às 18h do domingo, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela semifinal da Copa do Nordeste. Vale a história, a tradição e a relevância de quem terá mais uma vez a capacidade de cravar o próprio nome na glória eterna.
Para o jogo, não há vantagem de nenhum dos lados – exceção do fato de que o Sport joga dentro de casa por ter feito a melhor campanha da competição. Quem vencer, está classificado à finalíssima; havendo empate no tempo normal, é pênalti.
Número de vezes em finais (1994 a 2023)
1º) 9 vezes – Bahia (4 títulos)
2º) 7 vezes – Vitória (4 títulos) e Sport (3 títulos)
4º) 5 vezes – Ceará (2 títulos)
5º) 2 vezes – Fortaleza (2 títulos) e Campinense (1 título)
7º) 1 vez – América-RN (1 título), Santa Cruz (1 título), Sampaio Corrêa (1 título), CRB (0), Fluminense de Feira (0), ABC (0), ASA (0) e Botafogo-PB (0).