A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolou, nesta segunda-feira (9), um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento entregue pessoalmente ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conta com o apoio de mais de 150 deputados e 30 senadores.
Entre os deputados do Rio Grande do Norte, General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL) assinaram o pedido de impeachment contra Moraes, de acordo com a lista divulgada pelo site Poder 360.
Segundo noticiado pela CNN na manhã desta terça-feira (10), os senadores retiraram suas assinaturas do documento após serem orientados pelos advogados.
O impeachment do ministro ganhou força entre a oposição depois de vir a público mensagens que indicam o uso extra-oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para embasar investigações contra bolsonaristas quando Moraes era presidente da Corte Eleitoral e o bloqueio do X, determinado pelo magistrado em 30 de agosto.
Moraes acumula outros 23 pedidos de destituição no Senado. O magistrado é o maior alvo de requerimentos do tipo contra ministros da Suprema Corte.
Veja como se posicionaram os deputados federais do RN
- Benes Leocádio (União Brasil) – não assinou
- Fernando Mineiro (PT) – não assinou
- General Girão (PL) – assinou
- João Maia (PP) – não assinou
- Natália Bonavides (PT) – não assinou
- Paulinho Freire (União Brasil) – não assinou
- Robinson Faria (PL) – não assinou
- Sargento Gonçalves (PL) – assinou