O Rio Grande do Norte agora conta com a Campanha “CiberCuidado”, com o objetivo de conscientizar e prevenir crimes cibernéticos, especialmente aqueles cometidos com o uso de inteligência artificial (IA), voltados contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi instituída por meio da lei nº 11.934, publicada no Diário Oficial do Estado no último sábado (5).
A campanha busca alertar a população sobre os riscos de crimes digitais, educando pais, educadores, crianças e adolescentes sobre práticas seguras na internet. Entre os focos da iniciativa está a conscientização sobre o uso inadequado de sites de inteligência artificial para criar conteúdos que exponham ou ridicularizem menores de idade.
Leia mais:
Entre as principais ações da “CiberCuidado” estão: o alerta para os riscos de crimes cibernéticos envolvendo inteligência artificial; a promoção de práticas seguras online, como o uso responsável de redes sociais e a proteção de dados pessoais; além da oferta de orientações para as vítimas desses crimes e informações sobre como denunciar abusos e exploração sexual.
A campanha busca, ainda, estabelecer parcerias com escolas, empresas de tecnologia, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais para aumentar seu alcance e eficácia. A lei já está em vigor, desde a sua publicação.