O Cruzeiro inicia a caminhada em busca do sétimo título da Copa do Brasil diante do Sousa-PB. Um clube com menos de 40 anos de história, que tem demonstrado força recente em sua casa. O Estádio é apelidado em homenagem a um dos templos do futebol e onde a equipe tem se dado bem em um passado recente: a Bombonera do Sertão.
De dançarino a jogador: a história de João Pedro, atacante do Cruzeiro
O Sousa Esporte Clube, que tem o dinossauro como mascote e figura presente até mesmo no escudo, foi fundado no dia 10 de julho de 1991. Ele carrega o nome da sua cidade natal. Sousa fica no sertão paraibano, a cerca de 430 quilômetros da capital João Pessoa.
A casa da equipe é o Antônio Marques da Silva Mariz, apelidado de Marizão e que pertence ao estado da Paraíba. O estádio é “raiz”, não conta com cadeiras e é pintado nas cores do clube: verde e branco. A capacidade é para cerca de 14 mil torcedores.
O Marizão também é carinhosamente chamado pelo Sousa-PB como “Bombonera do Sertão”, em alusão ao lendário estádio do Boca Juniors, reconhecido por ser um dos estádios de maior pressão no futebol sul-americano.
Ainda que não receba uma média de público como a casa do multicampeão argentino, a Bombonera do Sertão é uma das grandes forças recentes do Sousa-PB. Por lá, o time mantém invencibilidade superior a um ano. No período, foram 18 jogos, com 16 vitórias e dois empates.
No fim do ano passado, o Marizão passou por uma reforma de modernização do sistema de iluminação, que agora é de LED. O placar também foi trocado por um eletrônico.
No ano passado, o fator casa foi importante na campanha da Série D do Campeonato Brasileiro. O clube esteve muito perto de conseguir a vaga na terceira divisão nacional, mas acabou eliminado para a Ferroviária-SP nas quartas de final, a última etapa antes da confirmação do acesso.
Ao longo dos 32 anos de história, a equipe conquistou quatro títulos. Todos eles na Paraíba, sendo que, o último, foi na elite do estadual em 2009. O Sousa participou de cinco edições da Copa do Brasil, mas nunca conquistou uma vitória. Foram sete jogos, com cinco derrotas e dois empates. Ao longo do tempo, foi eliminado por Coritiba, Flamengo, Goiás, Vasco e Vitória.
O jogador mais experiente do atual elenco do Sousa é conhecido do futebol mineiro. Bruno Fuso, de 36 anos, é natural de Limeira, no interior de São Paulo, mas apareceu para o futebol em Minas Gerais. Fez base no Atlético-MG.
O goleiro ficou por sete anos no maior rival do Cruzeiro, entre 2003 e 2010. Mas, nesse período, contemplou apenas nove jogos entre os profissionais. Em 2009, quando era reserva de Aranha, realizou nove partidas. Nenhuma delas contra o próximo adversário do Sousa na Copa do Brasil.
Bruno Fuso, aliás, nunca entrou em campo diante da Raposa ao longo da carreira profissional. Foi relacionado para três partidas, mas nunca saiu do banco. Sendo uma pelo Atlético-MG (2009) e duas pelo Coritiba (2012).