Por Carlos Rocha
Publicado em
Paraíba registra décima doação de coração em 2024
A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, na tarde dessa quinta-feira (3), a 10ª doação de coração do ano, no Hospital de Trauma de Campina Grande, sendo o sétimo procedimento realizado na unidade em 2024. Além do coração, foram doados outros órgãos e tecidos, beneficiando e transformando a vida de seis pessoas.
O doador foi um jovem de 22 anos, vítima de um traumatismo craniano grave (TCE), causado por um acidente de moto. Ele estava internado na UTI desde o dia 30 de setembro, até que teve a morte encefálica confirmada na última quarta-feira (2). Em um gesto emocionante, o pai do jovem afirmou que a doação seria o que seu filho desejaria: “A gente tinha que fazer isso, porque agora um pedacinho do meu filho vai estar dando vida a muitas pessoas, e ele tinha o coração muito bom, tenho certeza que essas pessoas vão ser abençoadas”, disse.
Com a autorização da família, foram doados, além do coração, o fígado, os rins e as córneas. A cirurgia de captação começou por volta das 14h30, com o coração sendo transportado de helicóptero para Pernambuco, onde o receptor, um homem de 61 anos, aguardava. O fígado e o rim esquerdo foram encaminhados para João Pessoa, para duas mulheres de 59 e 53 anos, respectivamente. O rim direito foi transplantado em uma paciente pernambucana de 48 anos, e as córneas foram enviadas ao Banco de Olhos para avaliação e posterior transplante.
A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância do ato de doação. “Este ato de generosidade e solidariedade é fundamental para salvar vidas, e a Central de Transplantes da Paraíba tem intensificado suas ações para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Doação de órgãos é um gesto de amor que transforma a dor da perda em esperança para inúmeras famílias”, enfatizou.
Com esta doação, a Paraíba já contabiliza 39 doações de múltiplos órgãos em 2024, resultando em 223 transplantes realizados. No estado, ainda há 645 pessoas na lista de espera por um transplante.