O comandante do policiamento da região metropolitana de João Pessoa, coronel Temóteo, detalhou o esquema de segurança dessas cidades, para o 1º turno das eleições, que acontece no próximo domingo, dia 6 de outubro, na noite desta terça-feira (1º), durante entrevista ao Programa “Ô Paraíba Boa“, da Rádio 100.5 FM.
De acordo com comandante, o planejamento já vem sendo feito a 1 mês e meio antes. “A gente já está fazendo este planejamento a mais de um mês, a gente já tem todo o cuidado devido ao efetivo, as preparativas devido as propagandas eleitorais e os trabalhos nas ruas. Quando o TRE-PB, lança no calendário eleitoral a gente deve está pronto para apoiar os eventos políticos. Essa semana já começa o trabalho em todo Estado, alguns militares já estarão se deslocando para o sertão, brejo e a região metropolitana para a preparação das escolas que serão locais de votação, onde eles estarão dando apoio com o policiamento ostensivo”, explicou.
O coronel ainda falou sobre o trabalho que a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) irá realizar nessas eleições. “A polícia militar faz um policiamento dentro das escolas para guardar a urna e no dia da eleição a 100 metros do local de votação, a disposição caso o presidente da mesa receptora de votos se necessário precisar convocar a força policial para intervir em alguma situação. Mas a Polícia Militar tem condição de dar segurança ao pleito eleitoral. Temos Policiais Militares lotados nas urnas e serviços extras ordinários em locais que precisam do trabalho da Polícia Militar. Nós estamos preparados e vai atuar como se não tivesse tropas federais, mas claro vamos trabalhar em conjunto para ter tranquilidade para as pessoas que vão votar. Temos material, viaturas e cada município terá um esquema de policiamento”, pontuou.
Questionado sobre quantos policiais irão fazer parte do esquema de segurança, coronel Temóteo afirmou que será uma média de 1.500 militares trabalhando no emprego das urnas. “Só na guarda de urnas será uma média de 1.500 militares em João Pessoa e na região metropolitana, sem contar também o policiamento ordinário de radio patrulhamento, choque, força tática, bope, canil. A gente potencializou o número de militares em alguns locais para que a gente possa trabalhar tranquilamente desde a quinta-feira, até o domingo com trânsito livre para a população garantir o voto e a polícia militar irá da conta do trabalho de forma preventiva e ostensiva para no dia ter o menor número de problemas. Teremos em cada colégio da região metropolitana, teremos um policial com um rádio ligado ao sistema de monitoramento para garantir que não aconteça nenhum ilícito eleitoral”, finalizou.
Leia Também: TRE-PB realiza preparação das urnas para as eleições 2024 até a sexta-feira
+ TRE-PB conclui preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das eleições no dia 6 de outubro