A Paraíba tem quase 10% das pessoas com algum tipo de deficiência, totalizando 9,3% de acordo com o último dado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um pouco acima da média nacional e a terceira do Nordeste e do país. O dado foi revelado na noite desta segunda-feira (23), durante entrevista ao Programa “Ô Paraíba Boa“, da Rádio 100.5 FM, pela pela presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão, que falou sobre a programação do ‘Setembro Verde’ da Instituição.
De acordo com Simone, a Funad atende atualmente 700 pessoas autistas e ainda existem pessoas aguardando, além de receber pessoas de várias áreas do Estado porque tem crescido as ações. “A gente tem inúmeros desafios, especialmente em algumas áreas da deficiência. O estado brasileiro tem uma dívida forte com esse público, porque as políticas públicas começaram a se afirmar de forma mais efetiva apenas de 20 anos para cá e temos um número crescente de pessoas com deficiência, principalmente as pessoas autistas, tem sido um desafio desde 2011 e hoje eu considero o maior desafio de saúde pública em torno da criança e adolescente autista. Temos um desafio, estamos trabalhando a saúde mental das pessoas com deficiência, segundo os dados 20% das pessoas com deficiência tem algum tipo de depressão e é importante trabalhar a saúde mental dessas pessoas, já que temos um número grande de trabalhadores com deficiência”, pontuou.
A Funad, está realizando durante todo o mês de setembro as atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no último dia 21. Simone Jordão, comentou que a Instituição não fica restrita apenas às comemorações da semana, a programação começou na última quarta-feira (18) e segue até a próxima sexta-feira, dia 27 em parceria com a secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e secretaria de Estado da Saúde. “Estamos sempre implementando ações e participando de diversas atividades que ampliem nossa missão, além dos muros da Funad e alcançando todos os paraibanos que necessitam do nosso olhar e nossa intervenção”, finalizou.
Sobre o Setembro Verde:
O mês de Setembro é oficial de luta pela inclusão social da pessoa com deficiência. A data é comemorada no dia 21, mas o tema deve debatido no decorrer de todo o ano, diante da importância da temática e das dificuldades que as pessoas com deficiência ainda encontram para o exercício dos seus direitos fundamentais.