Feitas de caixa d’água, panelas de pressão gigantes, que soltam fumaça e estampam as cores do partido e os números dos candidatos, viraram febre entre as campanhas eleitorais, principalmente em municípios nordestinos. Por mais aleatório que pareça, a invenção tem propósito: demonstrar a “pressão” dos candidatos, durante caminhadas e carreatas pelas ruas das cidades. A moda tomou conta das redes sociais, e internautas já apelidaram o movimento de “a política das panelas de pressão”.
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Em aparições no Nordeste, a panela feita de caixa d’água foi vista na última sexta-feira durante a carreata de um candidato a vereador da cidade de Icó (CE) pelo PT. Pelas ruas da cidade, a panela, que soltava uma fumaça vermelha, era carregada por apoiadores do petista Josenildo Paulino, o Galeguinho do Dner nas urnas. No Instagram, ele aparece em um vídeo publicado com a legenda “o povo quando diz que meu vereador não tem pressão”.
Ainda no Ceará, outra postulante apareceu com a panela ao som do Funk “Pre Pre Pressão”, do MC Dourado. Na cor roxa, o adereço da candidata à reeleição na prefeitura de Beberibe (CE), Michele Queiroz (PP), aparece em um vídeo na rede social Bluesky gravado num comício do partido. “Aqui é pressão”, estampava a panela.
Na Bahia e no Maranhão, outros dois candidatos entraram na onda das panelas de pressão gigantes: o candidato à prefeitura de Ibicuí (BA) Salomão Cerqueira (PSD), e o candidato à prefeitura de Junco do Maranhão (MA) Bruno nascimento (PSB), cujo vídeo viralizou, passando das 690 mil curtidas na plataforma do TikTok.
Em Pernambuco, o candidato que, de acordo com pesquisa Quaest, mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Recife, com 77% das intenções de voto, João Campos (PSB) compartilhou nos stories do Instagram a sua versão da panela de pressão. Além do material base das caixas d’água, as panelas dos políticos parecem seguir um padrão de cabos feitos de isopor moldado e pintado de preto e bastões de fumaça colorida, famosos em chás de bebês.
(*estagiária sob supervisão de Luã Marinatto)