Uma onda de calor atua sobre a faixa central do Brasil a partir desta quinta-feira (18 de julho) e vai favorecer o retorno de temperaturas elevadas em pleno inverno. O Climatempo informou que as temperaturas ficarão de 3ºC a 5ºC acima da média em parte de Minas Gerais.
Isso se explica, segundo o serviço de meteorologia, devido à formação de um bloqueio atmosférico. “Esse sistema contribui para a estabilização de uma massa de ar quente em amplas áreas do país. Assim como em outras ocasiões, o sistema de alta pressão que se estabelece em médios níveis da atmosfera intensifica a circulação do ar de cima para baixo.”
Esse movimento favorece o aumento das temperaturas, impedindo que grandes nuvens de chuva se formem, além de bloquear o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil. Em Belo Horizonte, por exemplo, o tempo tende a ficar ainda mais seco. A capital mineira está sem chuva há 90 dias, o maior período de seca desde 2019, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, os termômetros tendem a ficar de 5ºC a 7ºC acima do normal. Já em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, os termômetros vão oscilar entre 3ºC e 5ºC acima da média. A massa de ar quente vai se estender até o dia 25 de julho.