Para o presidente, alguns governantes do Nordeste pensavam como a elite do Sul do país e não ligavam para as pessoas pobres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) culpou nesta 6ª feira (21.jun.2024) a elite conservadora pelo “atraso” no Nordeste. Durante visita ao Piauí, o petista disse que a elite nordestina pensava como a elite do Sul do país e não ligava para as pessoas pobres.
“Porque um dos atrasos do Nordeste, você pode ter certeza, Rafael [Fonteles], é que muita gente da elite que governou o Nordeste pensava como a elite do Sul do país e estava pouco se lixando para fazer o desenvolvimento dos seus Estados porque vivia bem”, declarou.
Para Lula, os mais pobres eram lembrados só nas eleições. O presidente declarou, ainda, que a elite não queria o desenvolvimento dos mais humildes para que não desenvolvessem consciência política.
“Porque na hora que a gente começa a ajudar as pessoas mais humildes e as pessoas vão comendo, as pessoas vão trabalhando, as pessoas vão estudando, as pessoas também ficam mais conscientes politicamente e as pessoas podem não votar. Então as pessoas não queriam que o povo mais humilde tivesse oportunidades”, afirmou.
A visita de Lula foi para a cerimônia de encerramento da 10ª Caravana Federativa. O evento teve o anúncio de investimentos na área portuária e cessão de áreas da União para o Estado. O montante de investimento é de R$ 193,7 milhões, segundo o governo.