O Nordeste lidera o ranking da Educação Básica no Brasil. Foram divulgados nesta quarta (14), os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023. Das 21 escolas públicas que alcançaram nota 10 dos anos iniciais do ensino fundamental, todas estão situadas no Nordeste, sendo 15 no Ceará, cinco em Alagoas e uma em Pernambuco.
As instituições nordestinas foram as únicas a alcançarem a pontuação máxima entre todas as escolas públicas que tiveram o ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio avaliados. Essa é a primeira vez que o IDEB conceitua escolas com a nota 10. Desde 2007, quando o indicador começou a ser usado no país, escolas tinham atingido apenas a nota máxima de 9,9.
Vale destacar, ainda, que na Região Nordeste estão as cem escolas públicas do país com o melhor desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Das 100 escolas com os resultados mais expressivos, 68 estão no Ceará, 31 em Alagoas e uma em Pernambuco. A média dessas unidades ultrapassa a média dos colégios particulares, que é de 7,2.
O IDEB, varia numa escala de 0 a 10, e é aplicado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. O cálculo é feito a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.
As evidências produzidas pelo Saeb permitem a realização de um amplo diagnóstico da educação básica ofertada no Brasil, bem como a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais.
No geral, os últimos números apontam que o ensino fundamental está retomando a caminhada positiva observada em anos anteriores à pandemia, principalmente quando a referência são os anos iniciais (do 1º ao 5º ano).
Nesses anos escolares, o país está alcançando a meta de seis pontos – valor que tem como parâmetro o desempenho de nações desenvolvidas, de acordo informações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Vejam quais são as escolas nordestinas “NOTA 10”:
Alagoas:
Vereador José Wilson Melo Nascimento (Coruripe)
Professora Maria Rocha Santos Silva (Coruripe)
Professora Marcia Neusilene Da Trindade Batista (Teotônio Vilela)
José Pereira de Andrade (Teotônio Vilela)
Doutor José de Medeiros Sarmento (União Dos Palmares)
Ceará:
Escola Nossa Senhora da Paz (Coreau)
Joao Evangelista da Cruz (Cruz)
Macário José de Farias (Cruz)
Renascer (Itapiúna)
Antônia Ferreira dos Santos (Mucambo)
Jose Domingos de Alcântara (Mucambo)
Francisco Severiano Sousa (Novo Oriente)
Francisco Ferreira Santiago (Pires Ferreira)
Alzira Maria de Araújo (Pires Ferreira)
Leonilia Gomes Parente (Sobral)
Raimundo Santana (Sobral)
Mocinha Rodrigues (Sobral)
Antenor Naspolini
Antônio Custodio de Azevedo (Sobral)
Pedro Afrodísio Nogueira (Solonópole)
Pernambuco
Manoel Leandro de Morais (Custódia)
Com informações de agências
Por Romênia Mariani