Olho D’Água do Borges tem 4,8 mil eleitores e apenas dois candidatos à prefeitura se inscreveram para estas eleições
Eleições 2024|Do R7, em Brasília
O atual vice-prefeito de Olho D’Água do Borges (RN), Antonimar Amorim (União), foi eleito neste domingo (6) para comandar o município com diferença de apenas um voto de Laize Sales (PP), a segunda colocada. Amorim conquistou 2.178 apoiadores, contra 2.177 da adversária. Os dois eram os únicos candidatos à prefeitura da cidade, que fica a cerca de 330km da capital Natal.
O prefeito eleito já comandou Olho D’Água do Borges, entre 1983 e 1988. Antonimar Amorim tem 76 anos e é aposentado. Ele informou à Justiça Eleitoral ter ensino médio completo e declarou R$ 22,5 mil em bens — 2,5 mil em conta-corrente e R$ 20 mil em dinheiro em espécie.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Olho D’Água do Borges tem 4,8 mil cidadãos aptos a votar nestas eleições. A cidade, porém, tem 3.905 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O fato de o número de eleitores ser maior do que o de moradores não é exclusivo do município. Levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) mostra que, em 2024, 845 localidades estão na mesma situação.
A CNM explica que esse fenômeno pode estar ligado a migrações típicas de pequenas cidades. Muitas pessoas se mudam por razões econômicas ou educacionais, mas retornam à cidade natal para votar.