As inscrições para o concurso público do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) foram abertas nesta segunda-feira 24. São oferecidas 264 vagas temporárias de nível superior, com remuneração de R$ 6.130. As oportunidades contemplam mais de 20 perfis profissionais, abrangendo áreas como direito, economia, marketing, administração, arquitetura e uma vaga para qualquer área de formação superior.
Os selecionados cumprirão carga horária de 40 horas semanais e poderão trabalhar na sede do ministério, em Brasília (DF), e nas Superintendências Federais da Pesca e Aquicultura (SFPAs), localizadas nas capitais dos 26 estados brasileiros.
Imagem ilustrativa – Foto: Reprodução
No Rio Grande do Norte, três vagas estão disponíveis. A primeira para engenharia de pesca ou Oceonografia/Oceonologia, e as outras duas para qualquer área de formação. Todas as vagas são ofertadas para Natal.
Confira todas as vagas disponíveis AQUI.
Para promover a inclusão social, o concurso reserva 20% das vagas para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência. As atribuições dos contratados incluem atividades administrativas, judiciais e gerenciais ligadas ao setor pesqueiro nacional.
Os contratos terão duração inicial de até dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois, conforme necessidades específicas do ministério. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho, exclusivamente pelo site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan), organizador do certame.
Haverá uma taxa de inscrição no valor de R$ 62, com possibilidade de isenção para candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Acesse o edital do concurso AQUI.
O processo seletivo será composto por provas objetivas de múltipla escolha, eliminatórias e classificatórias para todos os cargos, além de prova de títulos para engenheiros de pesca, oceanografia/oceanologia, biologia, engenheiro de aquicultura, medicina veterinária e zootecnia. As avaliações estão marcadas para o dia 11 de agosto em Brasília e nas capitais estaduais, podendo ser expandidas para outras localidades conforme demanda de inscritos.