Wellington Dias participou da Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, nesta quarta-feira (31/01), em Natal, que contou com lideranças do Nordeste
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta quarta-feira (31/01), da Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste. Parte do calendário do Consórcio Nordeste, o encontro sediado em Natal promoveu debates e teve a apresentação de propostas para políticas na região.
Representante do Governo Federal no encontro, Wellington Dias reforçou a importância de unir esforços entre municípios, estados e União na construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa idealizada pelo presidente Lula.
“As propostas apresentadas, com certeza, trarão muitos resultados quando integradas. Nós vamos trabalhar sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza de forma unida, com programas e ações que os estados têm, integrados com municípios e sociedade civil”, salientou o ministro.
Segundo o chefe do MDS, o trabalho conjunto poderá garantir maior suporte às questões emergenciais, a exemplo das secas e enchentes que impactaram diversos estados. Outra prioridade, complementou o ministro, será a consolidação da política de cuidados com foco na população em situação de rua.
A programação da assembleia contou ainda com a cerimônia de posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que assumiu a presidência do Consórcio Nordeste. Ela é a primeira mulher a liderar a entidade desde a sua criação, em 2019.
“O Consórcio Nordeste realmente se firmou como uma bela ferramenta de gestão, um belo exemplo de governança. Estamos juntos para a gente avançar no projeto de um Nordeste sustentável, inclusivo, forte e próspero, conectado com um projeto nacional”, declarou a governadora.
A eleição para o Consórcio ocorreu em dezembro de 2023 e contou com o apoio unânime dos demais governadores da região. Em seu discurso, Fátima ressaltou que uma das principais prioridades para este ano será impulsionar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que concentra projetos voltados para infraestrutura viária e segurança hídrica, como é o caso da consolidação do Rio São Francisco.
Além das obras de infraestrutura, a governadora também destacou o potencial das energias renováveis como foco do Consórcio Nordeste. Devido ao protagonismo da região na produção de energia eólica, Fátima reforçou a importância de expandir as linhas de transmissão para adentrar a cadeia offshore, buscando novas oportunidades e investimentos.
Um dos idealizadores do Consórcio Nordeste e segundo a presidir a entidade, Wellington Dias elogiou a trajetória da nova presidente e o trabalho realizado pelos representantes para levar mais desenvolvimento à região.
“Quis o presidente Lula que eu estivesse aqui para representar o Governo Federal, pessoalmente, para reforçar que o Consórcio Nordeste pode contar conosco. Nossa principal missão é tirar o Brasil do Mapa da Fome e reduzir a pobreza e, então, promover crescimento econômico na região, elevando a qualidade de vida da população”, pontuou o ministro.
O Consórcio
O Consórcio Nordeste foi criado com o objetivo de ser um instrumento de integração dos nove estados da região, tanto do ponto de vista jurídico, quanto político e econômico. A entidade busca atrair investimentos, impulsionar projetos, realizar compras conjuntas e implementar políticas públicas de interesse coletivo dos estados nordestinos, inclusive em nível internacional.
Por: Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
Edição: Ailane Silva