A região nordeste do país, foi novamente surpreendido por um dois fenômenos em um curto período de tempo. Após o tornado que atingiu Estrela de Alagoas em 22 de fevereiro, outro evento semelhante ocorreu na madrugada desta segunda-feira (26), no distrito turístico de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, extremo sul da Bahia.
Impacto do segundo tornado
No episódio mais recente, um vendaval de intensidade significativa causou prejuízo e espalhou o medo entre os moradores locais. Casas foram destelhadas, árvores arrancadas e portões forma derrubados pela força dos ventos.
Padrões meteorológicos em cena
A semelhança entre os eventos chama a atenção para os padrões meteorológicos em jogo. No caso do tornado da última quinta-feira, nuvens densas se formaram decorrente a grande disponibilidade de calor e umidade, combinada com a circulação ciclônica de ventos em altos níveis as atmosferas, proveniente de um grande vórtice ciclônico sobre o mar.
Esse mesmo sistema atmosférico contribuiu para a ocorrência do tornado desta segunda-feira (26), com seu centro sobre o leste da Bahia e sua borda afetando as regiões atingidas.
A associação com vórtices ciclônicos de altos níveis
Uma das razões pelas quais os vórtices ciclônicos de altos níveis estão associados a muita chuva em suas bordas é decorrer a dinâmica atmosférica envolvida. Esses vórtices, frequentemente ligadas a regiões de baixa pressão atmosférica, atuam como áreas de convergência de ventos em altitudes mais elevadas, transportando ar úmido para essas áreas.
A convergência força a ascensão do ar, resultando na formação de nuvens convectivas densas, como as cumulonimbus, ao redor da borda do vórtice. Essas nuvens são conhecidas por produzir chuvas intensas, trovoadas, em casos extremos tornados.
Reflexão e perspectiva
Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos nos dois eventos. No entanto, a comunidade ficou abalada com a rápida e intensa manifestação da natureza. A coincidência desses dois eventos levanta questões sobre a frequência e intensidade dos fenômenos climáticos na região, destacando a vulnerabilidade das comunidades do Nordeste a eventos climáticos extremos. Com informações da Climatempo.
Confira alguns vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo na região:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades