Em evento no Palácio do Planalto nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou o progresso educacional do Nordeste, marcado pela conquista de altas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 por escolas da região.
“Nós queremos que o mundo inteiro saiba que crianças brasileiras estudam, vencem na vida e que o Nordeste não é mais o símbolo do atraso. O Nordeste pode ser símbolo do desenvolvimento e da educação”, afirmou Lula.
A cerimônia reuniu alunos, professores e representantes das 21 escolas dos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco que alcançaram a nota máxima no Ideb. Com 15 instituições atingindo nota 10, o Ceará liderou entre os estados, seguido por Alagoas com cinco e Pernambuco com uma.
Lula enfatizou a necessidade de replicar as práticas de sucesso dessas escolas em todo o território nacional. “Nós temos a tarefa de pegar o que acontece de fato dentro de uma escola como a de vocês, que motiva vocês a virarem nota 10, e garantir que isso aconteça em todas as escolas do Brasil”, destacou, ressaltando a proibição do uso da palavra ‘gasto’ em referência a educação desde sua posse em 2023, preferindo encará-la como um investimento essencial.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também presente no evento, louvou o desempenho das escolas nordestinas e falou sobre a importância de compartilhar suas experiências exitosas.
“Fico muito feliz de receber aqui as 21 escolas que tiraram 10 no Ideb, que são todas do Nordeste brasileiro, mas nós queremos que todos os estados do Brasil tenham também escolas nota 10”, declarou Santana.
O evento também foi um momento para as escolas compartilharem suas histórias de sucesso e os desafios superados para alcançar resultados tão positivos. Representantes falaram sobre a importância do envolvimento comunitário e do conhecimento da realidade dos alunos para promover a educação.
O Ideb 2023 apontou avanços nos anos iniciais do ensino fundamental no país, alcançando a meta nacional com uma nota de 6. Entretanto, os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio ainda ficaram abaixo das metas, com notas de 5 e 4,3, respectivamente.
Lula finalizou o evento reforçando o papel transformador da educação. “O que vocês estão me trazendo aqui é um exemplo de que é possível virar este País de ponta-cabeça e fazer da educação a coisa mais importante”, concluiu o presidente.