O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) convocou os governadores da região Nordeste para uma reunião a portas fechadas no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (20). O chefe do executivo está de passagem pela capital cearense, onde fez uma gama de anúncios em habitação e educação para o estado.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) deve atender ao convite do petista. A tucana cancelou sua presença em evento no município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, para participar da reunião. A agenda administrativa no Estado será cumprida pela vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).
Com popularidade em queda e sua terceira gestão vivendo momentos de crise, o presidente deve buscar apoio dos gestores nordestinos e suas bancadas no Congresso Nacional. O PT possui governadores no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia, e possui alianças com o PSB, no Maranhão e na Paraíba; MDB, em Alagoas; e PSD, em Sergipe.
Mesmo em Pernambuco, estado do Nordeste com a gestão mais ideologicamente distante de Lula devido ao comando do PSDB, o presidente ainda mantém boas relações com Raquel Lyra, que também faz acenos constantes ao petista.