Ela conta que em Pernambuco, Piauí, e Rio Grande do Norte é possível observar, ao longo dos anos, uma relação positiva entre estado e município no sentido de cooperação e apoio, possibilitando um avanço em qualidade e resultados.
Foco em leitura e escrita
“O exemplo regional mais famoso de desenvolvimento de políticas públicas educacionais é Sobral, no Ceará, que, a partir de uma decisão da liderança política em 1997 e metas focadas, cumpriu, em quatro anos, o objetivo de ninguém sair do segundo ano sem saber ler e escrever. Ao final de dez, todos os alunos do terceiro ao nono ano estavam alfabetizados”, lembra Rafael Machiaverni, diretor geral da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Parceiros da Educação.
A abordagem incluía bons materiais, formação de educadores, avaliações constantes dos alunos, intervenções efetivas, acompanhamento próximo da realidade de cada aluno e envolvimento de pais e familiares. “Como resultado, Sobral foi referência em educação no país por muitos anos, e até hoje possui bons índices comparados à média nacional.”
Ensino em período integral
Estudos recentes do Inep mostram que a evasão do Ensino Médio é 23% menor em escolas de tempo integral. Pernambuco foi pioneiro em desenvolver esse modelo no sistema público, em 2002, em parceria com o ICE (Instituto de Corresponsabilidade Educacional).