O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, participou do painel de abertura do 2° Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste, na reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em Aracaju.
O gestor do Ifal, junto com a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) estiveram presentes na segunda edição do Fórum que tem o intuito de traçar uma nova perspectiva para as ações de internacionalização entre os 11 Institutos Federais da região Nordeste do Brasil.
Anfitriã Ruth Sales, reitoria do IFS, o reitor Aécio Duarte, do If Baiano e o reitor do Ifal, Carlos Guedes, assinaram um acordo de intenções para criação do Cooperemos.
“O acordo visa fortalecer a internacionalização na Rede Federal do Nordeste porque ela é entendida como um componente estratégico para enriquecer a formação dos estudantes, servidora/es e comunidade externa”, afirmou a reitora Ruth.
Já para o reitor do Ifal, a internacionalização estará no centro de uma estratégia comum, dos IFs do Nordeste, de permanência das/os estudantes para o sucesso acadêmico. “A colaboração entre os Institutos Federais do Nordeste, deve contribuir para uma educação mais inclusiva, inovadora e alinhada às demandas globais do século 21”, comentou Carlos Guedes, reforçando a estratégia em Rede.
Ao final da cerimônia, foi ministrada a palestra Línguas estrangeiras em tempos de Inteligência Artificial. A programação do Cooperemos segue até a sexta-feira (23), no Hotel Delmar.