Malu entrou na vida de Maria Anacherlly em 2020. A cachorrinha da raça Dachshund, o famoso Salsicha, logo se sentiu em casa e se estabeleceu como mais uma integrante da família. No entanto, a mãe de pet relatou que, apesar do presente, os custos de mantê-la sempre foram altos.
“Eu já sujei até meu nome levando ela para veterinário porque ela ficou doente, ficou três dias internada, gastei mais de R$ 3 mil. Depois ela teve a doença do carrapato, então é bem complicado para a gente estar toda hora gastando, também alimentação”.
Hospital Municipal Veterinário – Foto: José Aldenir/Agora RN
Além de Malu, a auxiliar de veterinário tem mais oito animais de estimação, sendo três cachorros e cinco gatos. Com isso, a renda mensal multiplica não só na saúde de cada animal, mas também para a alimentação. “Todo mês eu compro 30 kg de ração pros cachorros e 10 kg pros gatos, que são cinco”.
A chegada do novo hospital veterinário chegou de surpresa para Maria, que afirmou sentir alívio em não precisar ter gastos extras. “Isso vai ajudar muito a gente, principalmente pessoas que não têm condições porque já evita um gasto, e era uma coisa que a gente tava precisando muito aqui em Natal”, disse.
Localizado na Rua Doutor Barata, no bairro da Ribeira, Zona Leste de Natal, o Hospital Municipal Veterinário foi inaugurado na tarde desta terça-feira 10, com atendimentos a partir desta quarta-feira 11. A primeira unidade pública do município receberá atendimentos que vão desde consultas a cirurgias, exames de imagem e atendimento ambulatorial, e atenderá cães e gatos das 8h às 17h.
Diretora e responsável técnica do hospital, a veterinária Júlia Sarmento explicou que o atendimento do animal será destinado por cada CPF do tutor. Com isso, para iniciar o procedimento, o cidadão deve levar o comprovante de residência do Município de Natal e documento oficial.
Além disso, ela ressalta que os atendimentos do hospital público são voltados principalmente para cirurgias complexas. “Nosso foco, na verdade, é fazer cirurgias mais complexas. Então, a gente pede até para evitar um pouco a rotina. A gente pede para que venham pacientes realmente com alguma patologia, algum problema de fato, alguma doença, que a gente possa tratar e dar todo o suporte para ele, o conforto”.
No hospital, todos os dias serão distribuídas cerca de 50 fichas de atendimento. A meta é que sejam efetuados mais de 3 mil procedimentos por mês, incluindo ainda diagnósticos por imagem, 50 cirurgias e mais de 500 consultas.
Álvaro Dias (Republicanos), prefeito de Natal, esteve presente na inauguração do hospital e garantiu todo o suporte profissional aos animais. “Estamos instalando o novo hospital veterinário da cidade de Natal, que aí vai dar um exemplo para todo o Estado, mostrando a importância que tem dos poderes públicos darem assistência, a atenção aos animais que precisam de um tratamento veterinário, muitas vezes de uma internação, de uma hidratação, e que agora terão condições, inclusive, de todo suporte assistencial, com médico veterinário, assistência, medicamento, com tudo o que se faz necessário”
O hospital, de forma provisória, terá atendimento durante 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a disponibilidade operacional. Sobre o hospital definitivo, Álvaro afirmou que será construído na Avenida Itapetinga, localizada na Zona Norte de Natal.
“Esse hospital aqui nós estamos instalando porque foi a forma que nós conseguimos imediatamente colocar em funcionamento pelas condições oferecidas pela empresa que ganhou a licitação, que se instalou aqui neste local […] Vamos construir um novo hospital veterinário com alvenaria, com prédio próprio, com local específico para atendimento de todos os animais, e que será um local definitivo. Aqui é um local temporário, mas que funcionará com todas as condições”, finalizou.