Postagem atualizada em 23/06/2024 às 14h14
O SINASEFE concluiu neste sábado (22/06) sua 193ª Plenária Nacional. Quinta PLENA do movimento paredista, o evento reuniu centenas de representantes das seções sindicais de modo híbrido (em Brasília-DF e via Zoom).
Propostas aceitas: greve será suspensa após assinaturas dos Termos de Acordo
A principal deliberação da 193ª PLENA foi em relação às propostas do Governo Federal para técnico-administrativos e docentes. Por 89 x 15, as duas propostas foram aceitas! Outros 6 delegados se abstiveram na votação.
A greve 2024 será suspensa após as assinaturas dos Termos de Acordo junto ao Governo. Essa suspensão foi aprovada por 98 x 6, havendo 9 abstenções.
Recorde de participação
A 193ª PLENA foi a maior já registrada pelo sindicato em mais de 35 anos de história – superando a 191ª, que tinha superado a 190ª, que havia superado a 189ª.
No total, tivemos a participação de 402 sindicalizadas(os) de 70 seções sindicais, distribuídos da seguinte forma:
- 90 delegadas(os) credenciadas(os) para participação virtual;
- 44 delegadas(os) credenciadas(os) para participação presencial;
- 251 observadoras(es) credenciadas(os) para participação virtual;
- 17 observadoras(es) credenciadas(os) para participação presencial.
Manhã
Na manhã de ontem (22/06), como início às 9h30min, tivemos a continuidade das falas dos participantes no ponto de conjuntura (propostas do Governo para TAEs e Docentes).
Assim como na sexta-feira (21/06), a ampla maioria defendeu por aceitar as propostas do Governo, condicionando o retorno às atividades à assinatura dos respectivos Termos de Acordo.
O estudante da UnB Caio Sad, ex-diretor da Fenet, compareceu ao nosso fórum e fez uma fala explicando sua prisão injusta, que ocorreu no Senado Federal em 19/06. O Comando Nacional de Greve (CNG) do SINASEFE se posicionou em solidariedade a Caio assim que tomou conhecimento de sua prisão. Relembre:
Os debates da manhã se encerraram às 12h30min.
Tarde
A parte da tarde teve início às 14h30min, após intervalo para almoço dos participantes. Com o encerramento das falas do ponto de conjuntura (propostas do Governo para TAEs e Docentes), tivemos o início dos encaminhamentos da Plenária.
Foi aprovado que o sindicato aceitará as propostas do Governo Lula para as carreiras do PCCTAE e do EBTT.
Essa 1ª aprovação se deu com o placar de 89 votos a favor da aceitação, 15 votos contrários e 6 abstenções. Veja o momento da votação:
Nossa greve 2024, que foi deflagrada em 3 de abril, será suspensa assim que os Termos de Acordo para TAEs e docentes forem assinados.
Essa 2ª aprovação se deu com o placar de 98 votos a favor da suspensão, 6 votos contrários e 9 abstenções.
As propostas, que tiveram os últimos debates/ajustes em 11/06 (para TAEs) e em 14/06 (para docentes), serão transformadas em Termos de Acordo assim que o Governo convocar o sindicato para assinatura – o que deve acontecer durante a semana de 24 a 28/06.
Após um coffee break entre 16h40 e 17 horas, tivemos um ponto com aprovação de encaminhamentos diversos para a saída da greve e conclusão das atividades do CNG do SINASEFE (que permanecerá ativo até que os acordos sejam assinados).
Propostas para continuidade da luta, que fazem parte de uma conjuntura pós-greve do SINASEFE, serão levadas para debate e deliberação da 194ª PLENA – que ainda será convocada pela Direção Nacional (DN).
A 193ª PLENA encerrou oficialmente seus trabalhos às 19h40min.