Com a conquista deste domingo (9), o Fortaleza chegou ao seu terceiro título na história da Copa do Nordeste e subiu no ranking de maiores campeões da região.
Agora, o Tricolor do Pici está empatado com o Ceará, maior rival, e com o Sport na segunda colocação entre os clubes que mais possuem troféus da competição. Apenas Bahia e Vitória, ambos com quatro títulos, estão à frente.
O detalhe é que esse número parte de uma ascensão meteórica do clube no cenário regional e nacional. A primeira conquista do Fortaleza foi em 2019; a segunda, em 2022; e a terceira, em 2024.
Veja o ranking de campeões do Nordeste
- Bahia e Vitória – 4 títulos
- Sport, Ceará e Fortaleza – 3 títulos
- Campinense-PB, Santa Cruz, América-RN e Sampaio Corrêa – 1 título
Entre aqueles que já chegaram em finais mas sempre bateram na trave, o CRB assume a liderança. O Galo, agora, tem dois vice-campeonatos. Botafogo-PB, ABC, Fluminense de Feira-BA e ASA-AL aparecem na sequência, com um vice cada.
O título de 2024
O título de 2024 veio após dois jogos contra o CRB na final. No primeiro, disputado na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), melhor para os donos da casa, que venceram por 2 a 0. No segundo, o Fortaleza viu o rival devolver o placar e precisou da disputa de pênaltis para levantar a taça por 5 a 4.
Antes, a campanha não começou bem. O time treinado por Juan Pablo Vojvoda terminou a primeira fase com apenas oito pontos em oito jogos, ocupando a vice-liderança do Grupo B.
Contudo, a equipe tricolor mostrou toda sua força no mata-mata. Goleou o Altos-PI nas quartas de final, por 5 a 0, e o Sport na semifinal, por 4 a 1, além de bater o CRB nas penalidades.