Em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar do Nordeste (Cecate-NE), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), lançou nesta quinta-feira, dia 25, na capital cearense, o Polo da Região Intermediária de Fortaleza, o primeiro dos seis polos territoriais que serão implantados no Estado do Ceará. Na ocasião, o centro colaborador deu início à primeira atividade de formação em transporte escolar para gestores e conselheiros de controle social de 51 municípios abrangidos pelo Polo de Fortaleza.
A capacitação, que terminou nesta sexta-feira, 26, teve por objetivo orientar todos sobre a gestão e o acompanhamento dos programas federais de transporte escolar – Caminho da Escola e Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) –, esclarecer dúvidas dos participantes e evitar possíveis erros de execução, trazendo mais segurança e qualidade no transporte dos estudantes das redes públicas.
“Precisamos garantir o acesso e a permanência dos alunos nas unidades de ensino. Por isso, essa parceria com o Cecate Nordeste é essencial, para que possamos estar mais próximos dos municípios e possibilitar uma assistência técnica mais efetiva, com orientações, troca de experiências e resolução de problemas apresentados pelos agentes envolvidos com o transporte escolar em cada localidade”, destaca a coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do Transporte Escolar do FNDE, Lívia Moura.
No mesmo sentido, o coordenador do Cecate-NE, professor Poty Lucena, ressalta que essa parceria entre entes federativos, entidades representativas e comunidade acadêmica veio para qualificar o transporte escolar e garantir o acesso dos estudantes às unidades de ensino. “Essas formações são oportunidades estratégicas para os gestores atualizarem seus conhecimentos e compartilharem experiências” afirma Lucena.
Para a realização do evento em Fortaleza, o Cecate-NE e o FNDE contaram com o apoio do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará (Uncme-CE) e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
Durante a formação, foram abordados aspectos importantes da execução dos programas federais de transporte escolar e as atividades específicas pertinentes aos gestores desses programas e aos representantes dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb), que são responsáveis por acompanhar a execução do Pnate nos municípios.