Em anúncio feito ao mercado publicitário na manhã desta quinta (18), a Editora Verdes Mares, do Grupo Edson Queiroz, informou que a última edição impressa do jornal cearense Diário do Nordeste irá circular no dia 28 de fevereiro. A partir dessa data o veículo só vai existir na versão online.
Ícone do jornalismo da região, o Diário do Nordeste foi fundado pelo empresário Edson Queiroz há 39 anos e sempre apostou na força do jornalismo regional. Nos últimos anos, porém, o jornal perdeu identidade e teve dificuldade de se adaptar ao processo de transição digital.
Entidades lamentaram a notícia, lembrando que ela aprofunda o fenômeno chamado de deserto de notícias. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lembraram que “o fim da circulação impressa de mais um jornal no Brasil é um duro golpe no direito da população de ser informada”.
Crédito:Reprodução Diário do Nordeste
“Segundo o projeto Atlas da Notícia, vivemos em um país onde 62% dos municípios não têm cobertura noticiosa. E 15,9% da população carece de acesso a jornalismo produzido localmente. São 33,7 milhões de brasileiros vivendo nos chamados ‘desertos de notícia’. Norte e Nordeste continuam sendo as regiões com maiores concentrações de vazios de cobertura local”, diz a nota das entidades.
O Sindjorce recomenda que os jornalistas demitidos não assinem nenhum documento sem antes passar pelo Sindicato.
Novos produtos
Também nesta quinta foram apresentados ao mercado publicitário do Ceará os novos produtos digitais que passarão a compor o portfólio de conteúdo e mídia do Diário do Nordeste. Será iniciado o modelo de paywall de assinatura do portal
Segundo a direção do jornal, a ideia é amplificar e qualificar a cobertura do jornal. “Iremos investir em um jornalismo ágil, profundo, analítico e com informação exclusiva; e ter um mix de canais atualizado que compreenda todos os espectros da vida do nosso leitor. Uma lista que só cresce para atender melhor ao desejo das pessoas por informação, que influencie tomadas de decisão, úteis e que ainda entretenha”, disse Ívila Bessa, diretora digital do Sistema Verdes Mares.
Na nova fase 100% digital, o Diário do Nordeste contará com um novo time de colunistas, que incluio escritor Lira Neto, a professora Zelma Madeira, o jornalista Xico Sá, o escritor Ruy Câmara, o ator Silvero Pereira, a escritora Socorro Acioli e o ativista e produtor cultural Preto Zezé.