O sétimo e penúltimo dia da Expofeira Paraíba Agronegócio 2024 foi dedicado ao protagonismo da mulher no agro. O 7º Agrotech Mulher aconteceu no sábado (15), no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, e trouxe na programação palestras sobre empreendedorismo, empoderamento, gestão financeira e sucessão propriedade. Aproximadamente 300 mulheres participaram da iniciativa.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB e do Sistema Faepa/Senar, Mário Borba, a participação da mulher no campo, na administração de propriedades, agrônomas ou veterinárias, é uma realidade. Ele aponta abrir espaço para capacitação é reconhecer o papel da mulher no agro. “O CNA nacional criou a comissão da mulher e vemos que mulheres do agro estão se reunindo em todo o Brasil. A gente tem que valorizar cada vez mais a participação das mulheres. Percebemos que elas estão ocupando espaço no agro e isso é muito bom para o sistema”, pontuou.
A coordenadora do Agrotech e gerente do Senar/PB, Poliana Queiroz, contou que o evento foi pensado para para que as pessoas possam se reunir e falar sobre tecnologia, inovação, o que está acontecendo no agro na atualidade. Ela explicou que essa é a segunda edição dedica só à mulheres. No primeiro ano, a iniciativa teve na programação mulheres que estavam em lideranças, que tinham histórias de sucesso na Paraíba, e que estavam à frente de instituições e empresas.
“Esse ano, nós trouxemos mulheres para capacitar outras mulheres. Com isso, esperamos que a história contada aqui possa reverberar em outras mulheres e que essa mudança venha a partir de pequenas atitudes, de pequenas ações. Mas que a gente consiga essa mudança no meio rural. Esse espaço, a mulher pode sim ocupar, empreender. A mulher tem força, tem energia e é esse espaço que a gente quer que essas mulheres sempre ocupem com apoio do sistema Faepa/Senar”, destacou.
Para a presidente da Comissão das Mulheres do Agro da Paraíba, Maria Júlia Baracho, realizar um evento que coloca a mulher no lugar de protagonista no campo é importante. Ela pontuou que, além do evento, a comissão vem identificando o papel de liderança em cada região do estado e realizando reuniões com essas mulheres para planejar ações de capacitação, para que o seu trabalho no campo seja reconhecido. “Existe uma simbologia de que nós não trabalhamos, estamos apenas ajudando o companheiro. Abrir espaço para o diálogo, como esse evento, nos dá coragem de mostrar a nossa força, porque na Paraíba as mulheres são do agro sim”, completa.
A Expofeira Paraíba Agronegócio 2024 acontece até domingo (22), em João Pessoa. O evento tem como um dos realizadores o Sebrae/PB, além da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar), do Governo de Estado da Paraíba e da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO).
Fonte: Secom PB