Mais de 3 milhões de pessoas em Belo Horizonte e outras 14 cidades da região metropolitana devem ficar sem água neste domingo (21) para obras de manutenção da rede da Copasa.
O sistema Rio Manso, que será paralisado, faz parte da Bacia do Rio Paraopeba, onde estão as represas Serra Azul, em Joatuba, e Várzea das Flores, entre Contagem e Betim, que garantem o fornecimento de água para parte da população, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.
O superintendente da Unidade de Negócios Metropolitana da Copasa, Ronaldo Serpa, explica que a intenção é melhorar a disponibilidade do sistema. “Vamos paralisar a produção de água nesse sistema para fazer uma série de intervenções de melhorias preventivas, para para garantir que depois ele não venha a ter problemas emergenciais sem que a gente possa programar”, afirma. “A escolha do domingo, que é um dia já de menor consumo, em período de férias escolares, em que muitas pessoas viajam, e numa época de temperatura mais amena”, explica. “A gente escolhe esse dia, avisa previamente a população e faz assim uma série de intervenções para trocar equipamentos por mais novos, substituir peças que já estão com o tempo de uso adequado, para evitar que tenham problemas mais para frente.
A previsão é de que o abastecimento aconteça de forma gradativa, ainda na noite de domingo, e seja completamente normalizado na próxima terça-feira (23). Segundo Serpa, imóveis que possuem caixas d’água não devem ser afetados pela paralisação.
Segundo Serpa, imóveis que sigam a orientação de ter reserva de água para pelo menos 24 horas não sofrerão impactos do desabastecimento. “A Copasa prega para todos, tanto no sábado quanto no domingo, tenham consumo consciente, evitem lavar passeio, evitem desperdiçar água nesses dias, para que a recuperação do sistema possa ser mais rápida”, diz