Os governadores e representantes dos estados do Nordeste finalizaram nesta sexta-feira 22, em Berlim, uma missão pela Europa para ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e fortalecer as relações de cooperação. O roteiro do Consórcio Nordeste, iniciativa para atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada para a região, incluiu, para além da Alemanha, passagens pela França e Itália.
Nos últimos dias da viagem, 21 e 22, em Berlim, os líderes governamentais puderam apresentar o mapa de oportunidades da região a empresário alemães, que mostraram interesse em participar de licitações abertas a empresas estrangeiras.
O grupo também pautou um interesse específico em educação junto ao diretor para Cooperação Internacional em Educação e Pesquisa, Frithjof Maennel. Os governadores solicitaram apoio em especial para área de Educação Profissional e a possibilidade de oferecer intercâmbio de alunos do ensino médio dos nove estados nordestinos para a Alemanha. Segundo Maennel, o Ministério poderá fomentar o segmento de pesquisa no Nordeste com liberação de financiamento. Nos próximos meses devem ocorrer a elaboração de propostas de cooperação.
A agenda foi antecedida por uma passagem em Roma, no dia 20, onde o grupo se reuniu com mais de 40 empresários italianos. Os governadores apresentaram o potencial do Nordeste para investimentos em áreas como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas. Ainda durante a agenda, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), parceiro do Nordeste, desde 1980, em projetos de agricultura familiar, gestão produtiva e promoção da sustentabilidade, se comprometeu a analisar a elaboração de um projeto único para financiar o Consórcio em ações de abastecimento de água.
Em passagem pela França, nos dias 18 e 19, esteve em pauta o interesse da região pelo uso de energias limpas, como a criação de uma rota de gás natural entre os nove estados nordestinos, e uma discussão sobre linhas de crédito para investimentos principalmente nas áreas de sustentabilidade e agricultura familiar.
Representado pelo governador da Bahia, Rui Costa, o grupo assinou com a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária, Brune Poirson, uma carta de intenção de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável. O documento prevê cooperação bilateral nas seguintes áreas: proteção da biodiversidade e ecoturismo; agrosilvicultura; gestão do lixo; água e saneamento; cidade sustentável e mobilidade sustentável. As formas de cooperação podem incluir a troca de tecnologias e experiências, além da promoção de seminários e conferências nas áreas citadas.
Ainda em Paris, os governadores uma proposta de memorando de entendimento à Unesco, documento que assegura a cooperação dos estados nordestinos para o desenvolvimento de projetos na região alinhados aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Participaram da missão os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas, assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe foi representado pelo superintendente de PPPs, Oliveira Junior.