Doze atletas do Rio Grande do Norte vão representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris neste ano. A convocação da lista final foi anunciada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na tarde desta quinta-feira (11). As Paralimpíadas serão disputadas de 28 de agosto a 8 de setembro.
Os atletas convocados foram Clara Daniele Barros da Silva (Adevirn), Jardenia Felix Barbosa da Silva (Instituto Athlon), Maria Clara Augusto da Silva (Aparn) e Thalita Vitória Simplício da Silva (Adevirn). Todos são do atletismo. O destaque vai para Thalita Simplício, tricampeã mundial nos 400m T11.
No judô foram chamados: Arthur Cavalcante da Silva (Icemat) e Rosicleide Silva de Andrade (Adevirn). Já no goalball: Geovana Clara Costa de Moura (Adevirn) e Romário Diego Marques (Instituto Athlon). No halterofilismo, apenas Maria Rizonaide da Silva (Sadef) foi chamada. Na bocha, Iuri Tauan Saraiva da Silva (Aparn) vai representar o RN.
Na canoagem, Adriana Gomes de Azevedo (C. R. Curitiba) foi lembrada. Já na natação, a única representante potiguar é Cecília Kethlen Jerônimo de Araújo (A.A..F. Botucatu).
Vale lembrar que a CPB anunciou uma primeira lista no dia 25 de junho, onde foi realizada a convocação em que estão inclusos quatro potiguares, sendo estes: Geovana Clara Costa de Moura (Adevirn), Romário Diego Marques (Instituto Athlon), Adriana Gomes de Azevedo (C. R. Curitiba) e Cecília Kethlen Jerônimo de Araújo (A.A..F. Botucatu).
Além dos atletas, outros potiguares vão fazer parte da comissão olimpíca. É o caso de Roberto Vital, que vai ser o Chefe Médico da equipe. Além dele, Efraim Elias de Andrade, atleta-guia, vai participar de Paralimpíada de 2024. Junto com o massoterapeuta Wellington José da Cruz.
Os treinadores Luiz Carlos Araújo, da bocha, e Carlos Williams Rodrigues da Silva, do Halterofilismo, também vão para Paris.