Sport e Fortaleza fazem um dos clássicos mais tradicionais do Nordeste. E que nos últimos anos ganhou um contexto diferente.
Se no primeiro encontro pela Copa do Nordeste, em 1994, o Rubro-negro pernambucano não tomou conhecimento do rival, aplicando uma goleada por 6 a 1 (o maior placar da história do confronto), trinta anos depois é o Tricolor do Pici que leva vantagem no retrospecto histórico de jogos válidos pela competição, com cinco vitórias contra quatro do adversário.
Nova realidade que é fruto da mudança de patamar do clube cearense, que está pelo sexto ano seguido na Série A. Recorde de uma equipe da região na era dos pontos corridos. O Sport por sua vez, está na terceira temporada seguida na Série B, seu pior recorte também na era dos pontos corridos.
Dentro da Copa do Nordeste, o reflexo disso pôde ser visto nos últimos encontros entre os dois times. Nos cinco clássicos mais recentes, são duas vitórias do Fortaleza e três empates, com o Tricolor eliminando os pernambucanos em duas oportunidades. Nas quartas de final de 2020 e conquistando o título em 2022.
Fortaleza vence Sport e se consagra bicampeão da Copa do Nordeste
Já a última vitória do Sport no confronto, pelo Nordestão, foi em 2016. Coincidência ou não quando estava na Série A e o Fortaleza na Série C (subiria no ano seguinte). Até ali também levava vantagem no retrospecto histórico.
Eram então quatro vitórias rubro-negras, contra três tricolores e três empates. E uma classificação nas quartas de final de 2015 (relembre no vídeo abaixo).
Sport bate o Fortaleza nos pênaltis e avança na Copa do Nordeste
Ao longo dos anos, um tabu resiste. Favorável ao Sport. Afinal, o time pernambucano nunca foi derrotado como mandante pelo Fortaleza na Copa do Nordeste.
Em seis partidas nesse cenário, são três vitórias rubro-negras e três empates. Vale ressaltar que o primeiro confronto, em 1994, com goleada do Sport por 6 a 1, é contabilizado como mando de campo do time pernambucano, porém a partida, assim como toda a competição, foi realizada em Alagoas.
Uma curiosidade. Dois dos seis gols do Sport naquele jogo foram marcados pelo meia Juninho Pernambucano, ainda em início da carreira. Leonardo, ídolo do clube, marcou mais dois, enquanto Chiquinho e Fábio completaram o placar. Pelo Fortaleza, Cleber descontou.
Sport goleia o Fortaleza por 6 a 1 na Copa do Nordeste de 1994
Sport x Fortaleza pela Copa do Nordeste
- 4 vitórias do Sport
- 3 empates
- 3 vitórias do Fortaleza
- 1 classificação do Sport (quartas de final de 2015)
- 2 vitórias do Fortaleza
- 3 empates
- 2 classificações do Fortaleza (quartas de 2020 e final de 2022)
- 4 vitórias do Sport
- 3 empates
- 5 vitórias do Fortaleza
- 2 classificações do Fortaleza e 1 do Sport