Confusão entre eleitores e candidatos, ameaças, convocação das Tropas Federais e agressões físicas. Com disputas acirradas em vários municípios, a Paraíba se tornou o 3º estado do país em casos de violência política no 1º turno das eleições 2024.
Os casos
No 1º turno das eleições deste ano, a Paraíba foi palco de 24 episódios de violência política envolvendo candidatos e políticos em exercício, perdendo somente para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo no ranking de maior número de casos.
Os dados
Os dados são uma atualização da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, desenvolvida pelas organizações sociais Terra de Direitos e Justiça Global.
Maior número
O estado com maior número de ocorrências no 1º turno foi São Paulo (50), seguido de Rio de Janeiro (38). Desde a última atualização da pesquisa, a Paraíba passou de 13º para a ser o 3º estado com maior número de casos.
O período
Os dados mostram episódios de violência entre 16 de agosto e 6 de outubro de 2024. Ao longo desse período, foram registrados 13 casos de ameaça, 5 atentados, 5 agressões físicas e um assassinato, refletindo o crescente clima de tensão eleitoral.
João Pessoa
Em João Pessoa, os candidatos à prefeitura, Ruy Carneiro, Marcelo Queiroga e Luciano Cartaxo, protocolaram um pedido no Tribunal Regional Eleitoral para que as tropas da Força Nacional de Segurança auxiliassem nas eleições devido a ameaças recebidas.
Operações
Desde então o pleito da cidade tem sido surpreendido com operações contra aliciamento violento de eleitores, a Operação Território Livre, que prendeu uma vereadora e a primeira-dama de João Pessoa.
Tiros
As ameaças também marcaram o período eleitoral, no interior do estado. No dia 2 de outubro, o candidato Júnior do Peixe, de Marizópolis, teve o carro atingido por tiros e afirmou que partidários de seu adversário foram até sua casa para ameaçá-lo de morte, ainda conforme dados da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”. Houve ainda uma confusão entre eleitores e candidatos em Tenório, resultando em agressões físicas.
Segundo turno
O 2º turno das eleições está marcado para o dia 27 de outubro. Na Paraíba, apenas João Pessoa e Campina Grande, terão o 2º turno. (O Poder)