O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), assinaram nesta segunda-feira (21), um Acordo de Cooperação Técnica, que viabiliza a ART Social para os profissionais de assistência técnica e extensão rural que atuam no Programa Nacional de Crédito Fundiário no Rio Grande do Norte.
O Acordo foi assinado pelo presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, e o secretário adjunto da Sedraf-RN, Cícero Araújo, no Mercado da Agricultura Familiar, durante a abertura do Curso de Avaliação de Imóveis Rurais, que foi oferecido para 40 técnicos e técnicas das instituições públicas e privadas que atuam no Programa Nacional de Crédito Fundiário no estado do Rio Grande do Norte, na avaliação de imóveis rurais que serão adquiridos através do programa.
Para o residente do Crea-RN, Roberto Wagner, a cooperação é um passo importante para o crescimento dos profissionais. “Este acordo que assinamos hoje é uma grande conquista. Ao viabilizar a ART Social a um custo de R$5,86, o Crea-RN cumpre o seu papel de proteger os profissionais e a sociedade, viabilizando o trabalho de muitas famílias e contribuindo com o crescimento do nosso Estado. Acreditamos que um Crea forte se constrói com entidades robustas e profissionais organizados, unidos pelo pleno exercício da profissão. O Conselho fiscaliza, regulamenta as profissões, mas também tem como vocação ajudar a fomentar o desenvolvimento do RN”, declarou Roberto.
Segundo o secretário adjunto da Sedraf, Cícero Araújo, o ACT irá trazer diversos benefícios para os profissionais. “Esse acordo simboliza uma pactuação importantíssima entre o Crea e a Sedraf no sentido de modernizar os procedimentos e os projetos do Crédito Fundiário. Então vai de encontro também com a nossa política de fortalecimento da agricultura familiar, de acesso à terra e à reforma agrária, como também de fortalecimento das instituições de assistência técnica no Rio Grande do Norte”, pontuou Cícero.
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Social é voltada para atender a necessidade da assistência técnica nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, registradas por profissionais vinculados a instituições de ensino e/ou Instituições públicas (secretarias, prefeituras) que atuam como assistentes em áreas de interesse social.
Participaram do evento a representante do Confea, a conselheira federal Ana Adalgisa Dias; o diretor-presidente da Mútua-RN, Márcio Sá; o presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos e coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-RN, Joseraldo Vale; o representante do Incra/RN, o engenheiro agrônomo Hélio Pinheiro; o gerente de negócios do Banco do Nordeste, Alexandre Pereira; o presidente da Conab, Sebastião Arruda; o representante da SFDA/RN, Alex Soares; a presidente da Anea-RN, a engenheira agrônoma Silvana Patrícia; o representante da Emater-RN, o coordenador de execução e planejamento (Cope), Gustavo Cunha; o representante das empresas de ATER Privada, Gladsney Nunes; o representante do MLST, João Maria de Macedo; e o representante o Sintarn, Manoel Gabi.