Finalizada a sétima rodada da Copa do Nordeste, neste final de semana, Sport e Náutico já sabem do que precisam para classificar-se para as quartas de final. Na próxima quarta-feira, os times pernambucanos jogam a última partida da fase de grupos: o Leão recebe o Juazeirense, e o Timbu visita o América-RN, ambos os jogos às 21h30.
Melhores momentos de Náutico 1 x 1 CRB, pela Copa do Nordeste
O ge explica aqui a situação dos clubes. Confira os jogos da rodada final e o que é necessário para Sport e Náutico passarem de fase:
Líder do grupo A com 14 pontos, o Sport vive situação confortável, mesmo com a forte competitividade da chave. Para ficar de fora das quartas de final, o Leão teria que ser ultrapassado por quatro de seis concorrentes: CRB (2º, com 12), Ceará (3º, com 12), Botafogo-PB (4º, com 12), Vitória (5º, com 11) e Maranhão (6º, com 11).
De uma forma mais simples e direta, caso o Rubro-negro empate contra o Juazeirense, garante classificação. Isso porque chega aos 15 pontos, impedindo que seja ultrapassado por Vitória e Maranhão.
No entanto, o objetivo do Sport é passar em primeiro lugar, para garantir vantagem de mando de campo na segunda fase. E consegue isso vencendo o jogo na Arena de Pernambuco ou mesmo empatando, caso CRB, Ceará ou Botafogo-PB até vençam, mas não tirem a diferença de saldo de gols.
Quarto colocado do grupo B com 7 pontos, o Náutico figura no G-4, mas tem quatro concorrentes por uma vaga nas quartas de final: Fortaleza (2º, com 8), Altos (3º, com 8), Juaeirense (5º, com 6) e Treze (6º, com 6). Matematicamente, o ABC (7º, com 4) ainda está vivo, mas a diferença de cinco gols de saldo o deixa virtualmente fora.
Como está dentro da zona de classificação, o Timbu depende apenas dos próprios esforços contra o América-RN, lanterna do grupo A e já eliminado. Se vencer, passa às quartas e dependendo dos outros resultados pode até terminar na segunda colocação.
Caso empate, tem que torcer que Juazeirense e Treze, no máximo, empatem seus jogos contra Sport e Vitória, respectivamente. Ambas as equipes atuam fora de casa. Se o Náutico for derrotado, essas mesmas equipes precisam perder.