Nesta terça-feira (16), a secretária Estadual das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou da 2ª reunião da Câmara Temática de Políticas para Mulheres do Consórcio Nordeste, junto com as secretárias estaduais dos demais estados. Na ocasião, foi debatida, dentre outras pautas, a importância de fortalecer as políticas de educação, saúde e de combate à violência contra as mulheres em toda a região.
O encontro teve como foco o direcionamento da câmara temática (CT) voltada para a avaliação de ações estaduais que podem ser replicadas para o Nordeste e avaliação da atuação na Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW68). A finalidade é organizar um painel temático para edição de 2025 da CSW, com articulação de estratégias para a autonomia econômica e financeira, enfrentamento à violência contra as mulheres e orçamento sensível ao gênero.
A secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destaca que o momento é único. “Cada estado possui suas próprias experiências e políticas bem-sucedidas, com resultados positivos. Precisamos aproveitar essas experiências exitosas e aplicá-las em nosso estado para fortalecer políticas de combate à violência, autonomia econômica, saúde e educação”, explica.
Além de Zenaide Lustosa, representantes dos demais estados do nordeste participaram do encontro, incluindo a secretária Olga Aguiar (RN), Danielle Garcia (SE), Abigail Cunha (MA), Elizângela Araújo (BA), Maria Silva (AL), Jade Romero (CE), a coordenadora Mariana Melo (PE), e a vice-coordenadora e anfitriã Lídia Moura (PB). Também esteve presente o secretário de Planejamento da Paraíba, Gilmar Martins.
Durante a reunião, foi realizado também um balanço das conquistas e aprendizados obtidos no principal encontro global pela igualdade de gênero, além de discussão de políticas transversais para fortalecer ações em prol das mulheres em diversas áreas, desde o combate à violência até o incentivo ao empreendedorismo. Outra temática foi a união das secretarias, apontada como um passo fundamental para garantir o respeito aos direitos das mulheres e oferecer oportunidades reais para seu desenvolvimento.
Zenaide Lustosa acrescenta que as secretárias estão fortalecendo a região Nordeste e aprimorando políticas em diversas áreas, além de compartilhar experiências. “A partir daqui, surgirão diretrizes importantes para planejar estratégias educacionais comuns a todos os estados, dialogar com os governadores e o Governo Federal, agilizar a construção das Casas da Mulher Brasileira, e manter um diálogo constante para fortalecer esse equipamento de enfrentamento à violência contra a mulher”, explica.
Assim, de acordo com a secretária, as representantes de todos os estados do Nordeste compartilharam experiências e articularam ações para desenvolver políticas para as mulheres de forma integrada, discutindo parcerias para melhorar a rede de proteção ao público feminino e a inclusão e autonomia econômica. Juntas, elas buscam definir um direcionamento de ações para a região, considerando as características locais e as necessidades das mulheres nordestinas.