23 de agosto de 2024 – 14:29
#Comitê Temático #consórcio nordeste #Economia Popular e Solidária
Na tarde desta quinta-feira (23), em Salvador ocorreu a 4ª Reunião Ordinária do Comitê Temático de Economia Popular e Solidária do Consórcio dos Governadores do Nordeste, com a presença do secretário interino do Trabalho, Renan Ridley, representando o Ceará.
Após a abertura do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, o encontro discutiu importantes pautas como a apresentação das diretrizes estratégicas da política de economia popular e solidária para o Nordeste; os encaminhamentos para a realização do 1º Festival Nordestino da Economia Popular e Solidária; além da definição dos próximos passos para a consolidação da pauta.
Para o secretário Renan Ridley, “considerando as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, com a desmonte desta política, este encontro foi uma oportunidade de retomada da discussão de estratégias para incentivar o desenvolvimento desse segmento da economia, fortalecer os pequenos agrupamentos e garantir que possam ter oportunidades, especialmente no Nordeste”.
O que é o Consórcio Nordeste
O Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário neste momento de grandes desafios. O Consórcio é uma iniciativa que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança. Dentre as possibilidades abertas com a criação do Consórcio, estão a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação, também em nível internacional.