Com a eliminação do Fortaleza da Sul-Americana, o Nordeste terminará o ano de 2024 sem brilho nas Copas. Agora, a região não possui nenhum representante nas principais competições de mata-mata do continente.
O Leão do Pici, atual vice-campeão da ‘Sula’, tinha a esperança de alcançar novamente a final. No entanto, foi atropelado pelo Corinthians e sofreu 5 a 0 no placar agregado das quartas de final.
De qualquer forma, o clube cearense ainda detém a melhor participação nordestina na história do certame internacional.
Vale lembrar que, na Copa do Brasil, o Tricolor acabou eliminado na terceira fase, para o Vasco, nos pênaltis. Portanto, resta apenas a Série A do Campeonato Brasileiro para os comandados de Juan Pablo Vojvoda. O time é o terceiro colocado, com 52 pontos, atrás de Botafogo (56) e Palmeiras (53).
A Itatiaia te relembra como foram as campanhas dos clubes nordestinos nas principais Copas de 2024.
Bahia bate na trave
À exceção do Fortaleza, o clube nordestino que teve a melhor participação em uma Copa ao longo de 2024 foi o Bahia. A equipe tricolor conseguiu chegar às quartas de final da Copa do Brasil, mas bateu na trave pela nona vez na história do torneio.
O algoz foi o Flamengo, que venceu os dois jogos do mata-mata por 1 a 0. O Esquadrão nunca avançou à semifinal da competição.
Sousa-PB e CRB fazem história
Apesar do saldo geral negativo para o Nordeste, o Sousa-PB e o CRB tiveram campanhas importantes na Copa do Brasil de 2024.
O Dinossauro fez história ao eliminar o Cruzeiro, maior campeão do torneio, ainda na primeira fase. O time paraibano chegou até a terceira fase, sua melhor campanha, quando foi superado pelo RB Bragantino.
Já o Galo de Campina igualou sua melhor campanha, chegando até as oitavas de final da Copa. Ao longo do caminho, o clube alagoano eliminou Rio Branco-AC, Athletic e Ceará. O algoz foi o Atlético.
Vitória e Ceará decepcionam
Vice-campeão da Copa do Brasil de 2010, o Vitória decepcionou em 2024. O clube baiano garantiu vaga direta na terceira fase por causa do título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023. Logo de cara, no entanto, foi eliminado pelo Botafogo, após perder os dois jogos.
O Ceará, vice em 1994, passou por roteiro quase idêntico. Campeão da Copa do Nordeste, o Vozão também entrou na Copa do Brasil na terceira fase. A diferença é que o algoz foi o CRB, tendo o clube cearense sido derrotado nos dois confrontos.
Sport fica pelo caminho
Outro que caiu na terceira fase foi o Sport. Após eliminar Trem-AP e Murici-AL, o time rubro-negro deu de cara com o Atlético. O Leão foi valente: perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 e venceu o segundo por 1 a 0. Não foi o suficiente, e o campeão de 2008 ficou pelo caminho.
Outras eliminações nordestinas em Copas
- 1ª fase da Copa do Brasil: Maranhão, Fluminense-PI, River-PI, Treze-PB, Moto Club-MA, Confiança-SE, Jacuipense, Itabaiana, Itabuna, ASA e Iguatu
- 2ª fase da Copa do Brasil: Petrolina, Ferroviário-CE, Retrô-PE, ABC e Murici-AL
- 3ª fase da Copa do Brasil: Sampaio Corrêa e América-RN