Campina Grande (PB) foi sede do evento de lançamento do Centro Colaborador do Transporte Escolar do Nordeste (CecateNe) – Polo Campina Grande. O evento teve início na terça-feira, 9, e se encerrou nesta quarta-feira, 10. O encontro de formação é destinado a gestores do transporte escolar e conselheiros do CACS-Fundeb, reunindo mais de 200 participantes, entre colaboradores e gestores do transporte escolar, de mais de 70 municípios da região.
O encontro de formação tem como objetivo capacitar e aprimorar a gestão do transporte escolar, além de fortalecer o papel dos conselheiros do CACS-Fundeb no monitoramento e controle dos recursos destinados à educação básica. A iniciativa visa promover a melhoria da qualidade dos veículos, garantindo segurança e eficiência no deslocamento dos alunos.
“O Cecate veio para suprir essa lacuna que existia, e a instalação do polo de Campina Grande foi para facilitar o acesso às cidades próximas. Serão vários polos no Nordeste, para que cada município tenha mais perto de sua região uma assistência técnica mais presente e participativa”, afirma Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais (DIRAE).
O evento é uma realização do CecateNe, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação, com apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Governo do Estado da Paraíba, da União Nacional dos Dirigentes de Educação Municipal da Paraíba (UNDIME-PB) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Paraíba (UNCME-PB).
As atividades incluíram palestras, oficinas e mesas redondas, proporcionando um espaço de troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.