A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, juntamente com as Gestoras de Políticas Públicas para as Mulheres do Nordeste assinaram carta entregue, nesta quarta-feira (30), para a ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, atual membro da equipe de Transição do presidente Lula, Eleonora Menicucci, em Brasília.
O documento reforça a importância das políticas para as mulheres serem desenvolvidas de forma integrada e planejada para que as mulheres consigam enfrentar a violência doméstica e ter autonomia econômica para quebrar os ciclos de violência. A reunião do grupo de trabalho acontecerá nesta segunda-feira.
A secretária Lídia Moura destacou o trabalho da gestão na Paraíba, que manteve todos os serviços de assistência às mulheres em situação de violência funcionando durante o governo Bolsonaro, incluindo a o período da Pandemia do Covid-19, com cortes de recursos e programas. “Enfrentamos a ausência de políticas públicas e um retrocesso nos projetos e ações do governo federal, no entanto, a Paraíba manteve suas políticas públicas com recursos próprios e ampliando serviços, como foi o caso do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha”, explica Lídia Moura.
Segundo ela, o Nordeste também avançou nessas políticas e a pauta da mulher foi prioridade. Ela destaca a criação do Fórum de Gestoras de Políticas Públicas para as Mulheres, que continuou funcionando e fortalecendo as ações da região, principalmente no enfrentamento à violência e autonomia econômica das mulheres”, disse.