Foto: Reprodução – Youtube
O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a desprezar o Nordeste ao dizer que esta é “a pior região” do Brasil “em todos os aspectos”. A fala ocorreu durante entrevista à TV Pampa, emissora gaúcha, na sexta-feira (26).
“Estive três meses nos Estados Unidos e eu vi que há um fluxo migratório de pessoas democratas para [estados] republicanos. Democrata é o pessoal de esquerda. Como há o fluxo migratório do Nordeste pra cá, Sudeste e até Centro-oeste. Ou seja, o Nordeste que tinha que ser a melhor região do Brasil é a pior em todos os aspectos que você possa imaginar”, disse.
“Não consigo entender. Um povo com a educação muito mais acurada que a nossa continuar votando na esquerda. Não consigo entender se vem um nordestino para cá, para o Rio Grande do Sul, saiu de lá [do Nordeste] por falta de oportunidade e vir para cá votar no PT, PCdoB, PSOL. Isso aí tem que ser estudado esse cidadão aí”, continuou o ex-presidente.
A fala se assemelha com um comentário feito por seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nas redes sociais. Respondendo a um usuário, ele disse que o Nordeste “vai continuar sendo a pior região do país, com mais criminalidade, pior educação, e etc. Não venha reclamar depois”.
Nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro obteve somente 30,66% dos votos na região, enquanto Lula teve 69,34%. A diferença de 38 pontos percentuais foi a maior entre todas as regiões.
Logo após a disputa de primeiro turno, Bolsonaro falou que “Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste”.
Ao longo de seus quatro anos de mandato, Bolsonaro deixou escapar seu preconceito pelo Nordeste em diversas ocasiões.
Em reunião no Palácio do Planalto, em 2019, Bolsonaro se referiu aos nordestinos como “paraíbas”, termo preconceituoso e depreciativo usado contra a população da Região Nordeste, e orientou seu ministro a não enviar dinheiro para o Maranhão por seu então governador, Flávio Dino, ser, à época, filiado ao PCdoB.
No mesmo ano, falando com seu ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, Bolsonaro perguntou se ele tinha “algum parente pau-de-arara”. “Com essa cabeça aí, tu não nega não”, emendou.
O senador Humberto Costa (PT-PE) comentou pelas redes sociais que Jair Bolsonaro, com seu comentário feito à TV Pampa, manteve “a tradição de fazer da boca cloaca”. “Não supera o trauma de ter sido derrotado por nós incontáveis vezes junto com o seu bando. E será outras tantas. Chora, fascista!”.