Na homenagem aos 60 anos de fundação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e aos 57 anos do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO/RN), o deputado Hermano Morais (PV) destacou o papel das instituições na supervisão da ética e no zelo da profissão. A sessão solene, realizada na manhã desta sexta-feira (25), no plenário da Casa, foi iniciativa do parlamentar e prestigiada por representantes de ambos os conselhos, dos sindicatos, das unidades de saúde pública, entre outros profissionais, que lotaram as galerias e plenário.
“Temos motivos especiais para celebrar a data desses dois conselhos que atuam na valorização dos mais de seis mil profissionais que atuam em nosso Estado. No país são mais de 700 mil profissionais que se dedicam a promover a saúde bucal da população, que vai além da estética ou autoestima, e é acima de tudo, saúde pública”, destacou o parlamentar.
Hermano afirmou que a atuação dos conselhos no RN tem feito a diferença na orientação e regulamentação do trabalho dos profissionais de Odontologia. “É importante também citar os centros de formação no RN, que estão se expandindo e aqui temos agora a interiorização, com Mossoró e Caicó. Destacamos ainda a Faculdade de Odontologia da UFRN pela sua longevidade e excelência, atuando em alto nível e formando profissionais qualificados para atender as demandas da população”, disse.
O deputado ressaltou que a atuação dos conselhos vai além dos consultórios e fez de público um reconhecimento ao papel do CFO e do CRO/RN na construção de políticas públicas que democratizam o acesso à saúde bucal, consolidando conquistas e desafios ao longo de décadas de atuação.
“Eles têm sido fundamentais para que a Odontologia siga se aprimorando e se adaptando a nossa sociedade. As entidades atuam em grandes frentes, como na luta pela implantação do piso salarial”, afirmou.
O cirurgião dentista Eimar Lopes oliveira, falou em nome de todos os homenageados e citou os avanços conquistados ao longo dos anos. “A odontologia brasileira entrou de uma vez por todas na saúde geral da sociedade, avançamos em todos os aspectos, tecnológico e cientifico, mas é importante que abramos os olhos para o grande dependente, para a pessoa mais importante das nossas profissões, que é o cidadão brasileiro, o paciente”, disse.
O homenageador afirmou que alguns dados até assustam e merecem reflexão: “Em torno de 70% da população do país depende do serviço público e da nossa grande bandeira e patrimônio da sociedade brasileira, que é o Sistema Único de Saúde. E também, cerca de 70% dos profissionais de odontologia prestam serviço ao SUS. É importante que seja dito para que as autoridades tomem esses dados como bandeira de luta”, afirmou.
A presidente do Conselho Regional de Odontologia, Jane Nóbrega, destacou a atuação dos conselhos nas conquistas da odontologia brasileira, considerada uma das melhores do mundo: “Se temos uma das melhores odontologias é graças à atuação dos conselhos, que tem comprometimento com a saúde bucal da população. O papel do conselho vai além da fiscalização, ele é o guardião da saúde bucal da população”, encerrou Jane, agradecendo a todos os conselheiros atuais, diretores e aos ex-conselheiros e gestores que contribuíram para a história da entidade.
Homenageados
Dr. Eimar Lopes de Oliveira
É Cirurgião-dentista formado pela UFRN. É especialista em Odontologia Hospitalar. É o coordenador do Serviço de Odontologia Hospitalar do Walfredo Gurgel. Tem importantes contribuições nas gestões dos Conselhos Federal (CFO) e Regional de Odontologia (CRO-RN), participando de momentos marcantes na organização, reestruturação, representação e regulamentação da profissão no Rio Grande do Norte e no Brasil. Foi vice-presidente e tesoureiro do SOERN. Por três vezes tesoureiro do CRO-RN, e, também seu presidente por três gestões, além de ter sido conselheiro do CFO e Secretário Geral do Conselho Federal de Odontologia.
Elaine de Andrade Marques Lima
É formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Curso de Tecnologia Têxtil. Profissional exemplar, de grande senso de responsabilidade com a gestão pública e com o CRO-RN, onde exerce o cargo de superintendente há 40 anos, sendo um fonte de consulta e segurança para todas as gestões pelos quais passaram nessas 4 décadas. A sua dedicação a instituição atravessa o tempo e continua a se preparar participando de cursos e conferências para Conselhos Profissionais. Para sorte e o bem do Conselho Regional de Odontologia do RN, não fala em se aposentar.
Dr. Fernando de Souza Marinho
É Cirurgião-dentista formado pela UFRN, no ano de 1984. É especialista em Periodontia e Odontologia Legal. Atuou na clínica pública e privada. Atuou no desenvolvimento das entidades odontológicas no estado, principalmente com a Associação Brasileira de Odontologia do Rio Grande do Norte (ABO). É perito odontolegista no Instituto de Medicina Legal (ITEP/RN), no qual foi o primeiro e único diretor cirurgião-dentista. Tem seu trabalho na Odontologia e organização de serviços de Odontologia dentro da segurança pública reconhecido nacionalmente por diversas entidades.
Dr. Givaldo Soares da Silva
É Cirurgião-dentista formado pela UFRN, no ano de 1967. É especialista em Prótese Dentária e foi Professor de Prótese da UFRN. Foi Conselheiro do CRO-RN, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Diretor Científico da Academia Norte-Riograndense de Odontologia. É membro fundador do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte. Presença marcante na vida da Odontologia do RN e fonte de inspiração para amigos, dentistas de todas as idades e conselheiros do CRO-RN de diversas gestões.
Dra. Jomara Cíntia de Araújo Carneiro
É Cirurgiã-Dentista formada pela UFRN. É especialista em Odontologia Legal e em auditoria em saúde. É mestre em Trabalho, Educação e Inovação em Medicina. É trabalhadora do SUS, conselheira de Saúde do Conselho Estadual de Saúde do RN e Presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Caicó/RN. Sua destacada trajetória profissional em prol de direitos dos profissionais e usuários, sua dedicação a Odontologia no SUS e da sua visão desse espaço como um importante cenário de aprendizado, torna toda essa experiência de vida uma referência constante para a região Seridó e o Rio Grande do Norte.
Dr. Lenilson Silva de Carvalho
É Cirurgião-dentista formado pela UFRN, no ano de 1963. É especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e em Radiologia. É Professor Aposentado do Departamento de Odontologia da UFRN. Foi presidente do CRO-RN por 3 gestões e Presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). É escritor, autor de 8 livros, palestrante e presença vibrante na Odontologia do RN. Sob sua presidência no CRO-RN construiu a atual sede para melhor servir aos profissionais e a sociedade potiguar.
Dra. Maria Alice Pimentel Fuscella
Cirurgião-dentista formada pela Universidade Paulista. É especialista em Saúde Coletiva e Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde. É mestre em Saúde Coletiva e doutora em Ciências da Saúde. Tem desenvolvido uma extensa carreira profissional na docência do ensino odontológico e na gestão acadêmica, através da coordenação de cursos de Odontologia, há mais de 25 anos. É a atual presidente da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do CRO-RN.
Dr. Rubens Barros de Azevedo
É Cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal Fluminense, no ano de 1967. Atuou durante 60 anos na clínica odontológica no Brasil e em Portugal. Foi professor universitário por 15 anos. É escritor e autor de 21 livros. É o presidente da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores. Coordenou durante 16 anos os saraus literomusicais do CRO-RN. Tem 87 anos e há 25 anos vive em Natal, fazendo trabalhos voluntários (APFIS) e dando importantes contribuições com as entidades odontológica potiguares, especialmente com a Academia de Odontologia e CRO-RN.
Liga Norteriograndense Contra o Câncer
Instituição fundada em 1949 com o objetivo de prevenir o câncer e realizar o tratamento de pacientes oncológicos no Rio Grande do Norte, destacando-se também na produção de conhecimento, ensino e formação profissional. Cirurgiões-Dentistas e Técnicos de Saúde Bucal do hospital realizam uma média de 500 atendimentos mensais que vão desde o diagnóstico de lesões de câncer oral, condicionamento da cavidade oral prévio ao tratamento de radioterapia e quimioterapia até o manejo das toxicidades decorrentes do tratamento neoplásico, orientações de higiene oral e cuidados orais antes, durante e após tratamento.
Hospital Infantil Varela Santiago
Instituição fundada em 1917, pelo médico Manoel Varela Santiago Sobrinho, tem ao longo de sua notória atuação pública a proteção e assistência à saúde de crianças no Rio Grande do Norte. Desde a sua fundação há mais de 100 anos, a Odontologia integra as múltiplas áreas do hospital, prestando atendimento odontopediátrico e às crianças portadoras de Fissura Lábio-palatina, que recebem atendimento e acompanhamento humanizado nas áreas de Odontopediatria, Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial.