Transparência e compromisso com a sociedade. Esses são os dois pilares que estão elevando a credibilidade da Paraíba nacionalmente, no que se refere à divulgação das informações relacionadas à segurança pública. A avaliação é do secretário da Pasta no estado, Jean Nunes, que participou de um workshop realizado em João Pessoa, pelo Instituto Sou da Paz, de São Paulo.
De acordo com o secretário, a Paraíba vinha trabalhando determinados indicadores de crimes/violência há alguns anos, mas em 2019 o governo do estado, em reuniões constantes da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), decidiu aumentar esse rol de indicadores, mesmo sabendo da possibilidade de não atingir as metas estabelecidas e, consequentemente, ter de apresentar dados negativos no segmento.
“Hoje, nós temos 17 indicadores na Paraíba, e eu não conheço outro estado que tenha essa quantidade de indicadores na segurança pública. Isso é se lançar ao risco”, destacou Jean Nunes, no primeiro dia do evento, nessa terça-feira, 22 de outubro, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa.
Ele afirmou que a segurança da Paraíba apresenta avanços em praticamente todos os indicadores trabalhados pela Sesds, e a decisão de publicar as estatísticas constantemente começa a colher bons frutos.
“A Paraíba foi escolhida pelo Sou da Paz porque não tem medo de expor ao risco, é transparente. Na avaliação do Sou da Paz e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nós estamos no topo da transparência na divulgação de dados”, acrescentou o secretário.
Indicador Nacional
O Instituto Sou da Paz publicou uma revista mostrando detalhes de como a Polícia Civil da Paraíba trabalha as informações nos crimes de homicídio. O material é tido como exemplo a ser seguido para a criação de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios, o que também foi discutido nos dois dias de workshop. Representantes de oito estados participaram do evento.
Polícia Civil da Paraíba: Investigar e Proteger