Nos dias 4 e 5 de setembro, a cidade do Recife (PE) recebe a Jornada Bett Nordeste, evento educacional promovido pela Bett Brasil, com co-realização do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE).
O encontro propõe o diálogo sobre o futuro da educação básica – pública e privada – no País e será realizado no Recife Expo Center, primeiro centro de convenções da capital pernambucana. A visitação é gratuita e as inscrições podem ser feitas online neste link.
Estarão presentes secretários municipais de educação, mantenedores, gestores, professores e especialistas do setor educacional para compartilhar experiências, fomentar novas ideias e debater os desafios e rumos da aprendizagem na região Nordeste e no Brasil.
Ao todo, serão mais de 40 palestrantes divididos em três auditórios, além de uma área dedicada à exposição de produtos, serviços e soluções para instituições de ensino.
“Com os eventos regionais, a Bett Brasil mantém o propósito de promover conexões e diálogos durante todo o ano, ampliando o seu alcance ao incluir na conversa mais educadores para pensar a educação brasileira que queremos para o futuro. A escolha pela capital pernambucana não foi ao acaso, a Educação no Nordeste é uma das que mais evoluiu nos últimos anos, fruto de um trabalho consistente e contínuo na rede pública e privada”, comenta Claudia Valério, diretora-geral da Bett Brasil.
IA e IE
A Jornada Bett Nordeste promoverá uma série de painéis de debate sob o tema central: “Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Emocional (IE) na educação: o que devemos aprender?”. Entre os principais assuntos, serão discutidas questões ligadas à ética digital, aprendizagem personalizada, desenvolvimento emocional de estudantes e educadores e liderança inclusiva.
“Não se trata apenas de avaliar a tecnologia na Educação. Cada vez mais é preciso inseri-la com propósito, observando o impacto de dois importantes elementos no cotidiano dos professores, estudantes, gestores e mantenedores, que são a Inteligência Artificial e a Inteligência Emocional. Vamos discutir o que devemos aprender com essas duas “linguagens” e como usufruir delas como propulsoras para uma educação de qualidade, com equidade e para todos”, diz Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil.
Programação
Entre os palestrantes convidados estão educadores e especialistas da área que são expoentes da região Nordeste, como o professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alex Sandro Gomes, o diretor presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a diretora e sócia da Escola Vila Aprendiz, Paula Carneiro Leão, a gerente de Inovação na Universidade de Pernambuco (UPE), Patrycia Alves, o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, e o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciano Meira.
Ainda na lista de confirmados estão o pesquisador sênior na CESAR School e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rafael Ferreira Mello, o presidente do Sinepe-PE, José Ricardo Diniz, a diretora executiva do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, Anna Penido, o professor e escritor, Gil Giardelli, a neurocientista Carla Tieppo, e a analista educacional na CESAR School, Tanci Simões. Confira mais sobre a programação aqui.
Os painéis da Jornada Bett Nordeste serão apresentados em dois formatos pensados estrategicamente para estimular a interação entre público e palestrantes, são eles: o auditório “Roda de Conversa”, mediado por jornalistas educacionais, e o auditório “Aquário”, que conta com uma cadeira vazia no palco para que qualquer pessoa da plateia a ocupe e participe da conversa. O objetivo é provocar debates interessantes, ricos e colaborativos para a troca de experiências e ideias.
Os interessados em participar do evento podem ser inscrever como “congressista”, com acesso a todo o conteúdo e área de exposição, ou como “visitante”, com acesso às palestras do auditório gratuito, além da área de exposição. Para se inscrever, clique aqui. Ou saiba mais no site da Jornada Bett Nordeste.