CIDADES-SEDE
Estado do Nordeste do Brasil receberá quatro reuniões de Grupos de Trabalho do G20, entre julho e outubro de 2024. GT Educação contará com a presença de ministros de todo o mundo.
20/03/2024 07:46 – Modificado há 3 meses
O Ceará receberá, entre julho e outubro deste ano, encontros de Grupos de Trabalho (GTs) do G20, fórum que reúne as maiores economias do mundo. Sob a presidência brasileira, o estado entra na rota de discussões globais, sediando três reuniões técnicas com temas relacionados a emprego e economia. Em outubro o estado sedia uma reunião ministerial na área de educação – setor em que o Ceará coleciona resultados e índices positivos que podem ser apresentados para os demais países.
Ao todo serão quatro reuniões realizadas no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, capital do estado, a partir de junho. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, enfatizou que as reuniões são um momento de grande oportunidade para o Estado. “Em paralelo, realizaremos reuniões técnicas e eventos culturais para promover o nosso estado, proporcionar novos investimentos e ampliar a geração de emprego e renda aos cearenses. O presente e o futuro do nosso planeta estão passando pelo Ceará”, enfatizou Elmano.
Entre os dias 10 e 12 de junho, será iniciado o calendário do G20 no Ceará, com a reunião técnica do Grupo de Trabalho Arquitetura Financeira Internacional, parte da Trilha de Finanças, organizada pelo Ministério da Fazenda e o Banco Central do Brasil. Já entre os dias 1º e 3 de julho, acontece a reunião do GT “Parceria Global para Inclusão Financeira”.
Ainda em julho, entre os dias 23 e 26, será a vez do GT Emprego que tem, entre suas prioridades, a ampliação e a geração de mais e melhores empregos nos países menos desenvolvidos.
Excelência em educação pública
O Ceará tem apresentado índices positivos na área da Educação, contando com 75% da rede estadual de ensino constituída de escolas em tempo integral. O objetivo é chegar, até 2026, a 100%. O Estado também liderou a participação de estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública entre os que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil no ano de 2023. O índice chegou a 79,8% de participação, bem maior que a média do País, que ficou em 46,7%.
A reunião ministerial sobre o tema será realizada no estado, entre os dias 30 e 31 de outubro, sendo precedida por uma reunião técnica do tema, encerrando o calendário cearense no G20. “A escolha do Ceará como sede desta reunião não foi aleatória. A qualidade da educação pública do Ceará credenciou nosso estado a receber especialistas da área dos principais países do mundo. Teremos a grande oportunidade de apresentar ao planeta a nossa educação, que há mais de uma década lidera os principais índices do país”, concluiu o governador.