A nota de hoje explica que os consórcios Nordeste e da Amazônia Legal foram criados “valendo-se da profunda identidade regional, cultural e histórica.”
O que aconteceu
Em entrevista ao Estadão ontem, Zema afirmou que foi criado um consórcio reunindo estados de Sul e Sudeste em oposição ao Norte e ao Nordeste.
Ele diz que os estados devem “lutar” por uma maior igualdade nos repasses e programas do governo federal. A fala gerou fortes críticas de políticos de todo o país, especialmente os de esquerda.
Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso.
Romeu Zema, ao Estadão
Para os governadores do Nordeste, a união dos estados do Sul e Sudeste em um Consórcio “pode representar um avanço na consolidação de um novo arranjo federativo no país.”