Nas últimas semanas temos observado uma forte atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na faixa litorânea do Nordeste, devido ao aquecimento do Oceano Atlântico Tropical, o qual favorece o deslocamento mais ao sul deste sistema.
As chuvas têm ocorrido de forma bem localizada nas áreas costeiras da região, e devem continuar nesta semana. Os acumulados de precipitação podem chegar aos 120 mm até o final desta semana. A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo.
Terça-feira
A ZCIT atua na geração de um corredor de umidade que favorece a formação de nuvens carregadas na porção norte e leste do Nordeste. Tal sistema tem atuado de maneira significativa e gerado elevados volumes de precipitação na região.
Entre a tarde e noite desta terça-feira (23), as chuvas são esperadas em quase todo o Nordeste, mas com intensidades bem diferentes. As maiores probabilidades de chuva forte ficam concentradas na faixa norte da região, principalmente por conta da ZCIT. Além disso, também são esperadas chuvas persistentes na costa da Bahia, onde foram registradas acumulados acima de 100 mm em 24 horas na última semana.
Para esta semana, são esperadas pancadas de chuva em boa parte do Nordeste, mas de maneira espaçada. Essa é uma tendência que tende a persistir pelo menos durante o final do mês de abril
Quarta-feira
Para a quarta-feira (24), a previsão indica volumes elevados de precipitação no norte da região, desde da metade do Rio Grande do Norte, passando por Ceará, Piauí e Maranhão, onde são esperadas chuvas de até forte intensidade. Não se descarta o potencial para transtornos como alagamentos!
Na faixa leste do Nordeste, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora do dia, de maneira irregular, e no interior a tendência é de tempo firme sem grandes acumulados de precipitação. Além do que, as temperaturas máximas podem ficar em torno dos 33°C, como é o caso do Piauí. Altas temperaturas também são esperadas no noroeste da Bahia, oeste de Pernambuco.
Quinta-feira
Para a quinta-feira (25), o padrão irregular de chuvas se repete no interior e porção leste da região, mas por outro lado, os maiores volumes são esperados no Maranhão, principalmente no litoral e oeste do estado. Há elevado potencial para alagamentos e inundações.
No estado da Bahia, na faixa litorânea, são esperadas pancadas de chuvas no decorrer da tarde de quinta-feira, com períodos de melhoria, ou seja, eventos de chuva intercalados com intervalos onde o sol aparece e a temperatura sobe. Isto acontece devido a quantidade de vapor d’água e calor disponível na atmosfera, por isso que mesmo com episódios de chuva, a sensação de calor permanece, principalmente no litoral da região.
Sexta-feira
Na sexta-feira (26), a previsão é de chuvas entre o litoral do Rio Grande do Norte e Paraíba, além da faixa costeira de Alagoas, Sergipe e norte e leste da Bahia, assim como no oeste do Maranhão. No interior, a probabilidade de precipitação é muito baixa e as altas temperaturas devem ultrapassar os 30°C.
Vale ressaltar que ao longo da semana as previsões podem mudar, por isso recomendamos que fique sempre olho nas atualizações da Meteored Brasil. Como de costume, vamos trazer aqui quaisquer novidades a respeito das previsões para os próximos dias!