A Copa do Nordeste Betnacional 2024 será decidida entre CRB e Fortaleza. As equipes conquistaram a vaga para a final nesse domingo (26), após eliminarem Bahia e Sport, respectivamente. O Galo da Praia passou pelo Esquadrão de Aço nos pênaltis, na Arena Fonte Nova. Já o Leão do Pici goleou o Leão da Ilha do Retiro na Arena Pernambuco por 4 a 1.
O campeão será proclamado após duas partidas. O jogo de volta será na casa do Galo da Praia, dono de uma campanha superior à do Fortaleza.
Fortaleza está em busca do terceiro título da Copa do Nordeste | Foto: Leonardo Moreira/FEC
Em caso de título, o Fortaleza, vencedor em 2019 e 2022, levantará a taça da competição pela terceira vez. A seu lado, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda conta com o restrospecto perfeito em finais, com duas vitórias em duas oportunidades.
O CRB sonha em se sagrar campeão de forma inédita. Se alcançar o feito, será o primeiro clube alagoano a conquistar a Copa do Nordeste. Com o treinador Daniel Paulista, o Galo da Praia volta a disputar a decisão 30 anos depois de quando esteve na final da primeira edição do torneio. À época, foi derrotado pelo Sport e pode, em 2024, adicionar o capítulo mais bonito de sua história
CRB pode levantar a taça da Copa do Nordeste pela primeira vez | Foto: CRB
Goleada do Fortaleza em Pernambuco
Fora de casa, o Fortaleza não tomou conhecimento do Sport. Na Arena Pernambuco, Moisés foi o destaque do Tricolor cearense, com três gols marcados. O primeiro deles veio aos oito minutos de jogo, com um chute potente de fora da área. Para estufar as redes pela segunda vez, o atacante mostrou categoria com finalização colocada aos 18 minutos.
Três minutos depois, Hércules recebeu passe dentro da área, driblou o goleiro e fez o terceiro do Leão do Pici. Para o Sport, Pedro Lima chegou a descontar aos 26 minutos, mas o lance foi invalidado por toque de mão na jogada. Aos 42 minutos, o time visitante ampliou. Moisés arrancou em velocidade e aumentou o marcador.
No segundo tempo, por pouco Moisés e Lucero não balançaram as redes. Gustavo Coutinho, do Sport, diminuiu a diferença aos 37 minutos, definindo o placar em 4 a 1.
Sport lutou muito, mas foi superado pelo Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste | Foto: Paulo Paiva/ Sport Recife
Triunfo alagoano na Bahia
Em casa, o Bahia contou com o apoio de seu torcedor para enfrentar o CRB. A equipe do técnico Rogério Ceni teve muitas chances de gol, em especial com Jean Lucas, que acertou o travessão duas vezes, e Cauly, cuja finalização tirou tinta da trave. Mas a pressão não foi suficiente para furar o bloqueio defensivo do CRB, que entrou em campo determinado a conquistar a vaga.
Diante do 0 a 0 no tempo normal, a partida foi para os pênaltis, onde ambos os times tiveram bom desempenho. Depois de 14 cobranças perfeitas das duas equipes, Lucas Kallyel superou Marcos Felipe, enquanto a tentativa de Caio Alexandre parou em Matheus Albino, herói da classificação com a penalidade defendida.
Bahia foi eliminado pelo CRB na semifinal da Copa do Nordeste | Foto: Letícia Martins/EC Bahia