Confira a entrevista coletiva de Fernando Diniz após a derrota do Fluminense para o Cruzeiro
Neste 20 de junho, Fernando Diniz oficialmente tornou-se o técnico mais longevo do Fluminense no século XXI, dividindo o posto com Abel Braga. Com a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, nesta quarta-feira, o Tricolor também confirmou o pior início do clube na história do Brasileirão de pontos corridos, superando a campanha de 2008. Até aqui, são apenas seis pontos, uma vitória e saldo negativo de oito gols.
A campanha de 2008 foi marcada pela luta contra o rebaixamento no Brasileirão em meio à disputa que culminou no vice-campeonato da Conmebol Libertadores. Foi justamente na décima rodada que o Fluminense conquistou sua primeira vitória no torneio, contra o Athletico-PR, em triunfo por 3 a 0.
Os desempenhos em 2024 e 2008 são quase idênticos, com uma única vitória, três empates e seis derrotas. A diferença está no saldo de gols: há 15 anos, o clube terminou a décima rodada com saldo negativo de quatro gols. Neste ano, a desvantagem no quesito é de oito.
Diniz bate marca em meio a crise
Nesta quinta-feira, em meio ao mau desempenho no Brasileirão, Diniz igualou Abel Braga como o técnico mais longevo do Fluminense no século XXI. De contrato renovado até o fim de 2025, o treinador iniciou sua segunda passagem pelo Tricolor em maio de 2022. Desde então, 782 dias se passaram – mesmo número da passagem de Abel entre 8 de junho de 2011 e 29 de julho de 2013.
O atual treinador, entretanto, convive também com uma marca negativa no Brasileirão. Dos três piores inícios do Fluminense no Brasileirão de pontos corridos, dois foram sob o comando de Diniz. Ele também estava à frente do Tricolor quando, em 2019, o clube somou apenas nove pontos nas primeiras dez rodadas do torneio. Na ocasião, foram duas vitórias, três empates e cinco derrotas.
Cruzeiro 2 x 0 Fluminense | Gols | 10ª rodada | Campeonato Brasileiro Série A 2024
De quebra, com 18 gols sofridos, o Fluminense amarga sua pior defesa nos pontos corridos após dez rodadas. Anteriormente, a marca negativa era da campanha de 2019, com 17; o segundo pior desempenho até então era de 2017, com 16 gols sofridos. Os dados são do Espião Estatístico.
O Fluminense volta a campo no domingo para encarar o Flamengo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv