Os modelos do Caça F-5 no Brasil, embora apresentem de 40 a 50 anos de fabricação, são aeronaves seguras e com bons níveis de confiabilidade nos sistemas. É o que assegurou um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), em resposta à Jovem Pan News Natal, nesta quarta-feira (23). A resposta vem após repercussões geradas com a queda de um caça do modelo na tarde dessa terça-feira (22), na base aérea de Parnamirim, Grande Natal .
De acordo com o oficial, que terá sua identidade preservada, todos os modelos do F-5 passaram por processo de modernização em 2004. ”Após a modernização, ele se enquadrou na categoria de Avião de Caça entre 3ª e 4ª geração. Portanto, não é considerado obsoleto. No entanto, não se pode comparar com caças mais modernos, como o Gripen, F-35 e F-22”, esclarece.
Já em relação a pilotagem, em virtude do F-5 não apresentar capacidades que facilitam a operação, ele observa que o equipamento exige pilotos com melhores desenvolvimentos na região psicomotora para realizar os voos e cumprir as missões de emprego.
“O projeto F-5BR tem uma ótima relação custo x benefício. Inclusive os EUA emitiram parecer que continuarão a utilizar os F-5 deles até 2050. É importante ter em mente, logicamente, que não é uma aeronave de última geração e com grandes capacidades. Por esse motivo, o Brasil decidiu adquirir novos caças, como o Gripen, para ser a linha de frente da Defesa Aérea do país”, complementa o oficial.
Acidente na Base Aérea de Natal
O acidente envolvendo um Caça F-5, na base aérea de Parnamirim, aconteceu quando o piloto do caça F-5M realizava treinamento. Durante esse momento, ele detectou problemas na nave e conseguiu fazer a ejeção. Apesar da queda, o profissional saiu com ferimentos leves e foi encaminhado para uma unidade de saúde militar. Não tinham outras pessoas na nave e nenhuma residência foi atingida.