Finalistas na edição de 2023, Sport e Ceará voltam a se encontrar, nesta quarta-feira (10), em um jogo decisivo pela Copa do Nordeste. A partir das 21h30 (de Brasília), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), os rivais regionais se enfrentam pelas quartas de final da competição.
Sport embalado
O Sport vem da conquista do bicampeonato pernambucano. No último sábado (6), empatou com o Náutico e garantiu o 44º título estadual de sua história.
O técnico Mariano Soso não deve ter desfalques para esta partida. Recentemente, o volante Fabinho se recuperou de lesão e ficou à disposição do comandante rubro-negro. Nenhum atleta está suspenso.
Dessa forma, a tendência é que o Sport atue com a mesma base do time que entrou em campo na decisão do Pernambucano.
Ceará também embalado
O Ceará, por sua vez, também conquistou o Estadual no último sábado, ao vencer o Fortaleza nos pênaltis. O técnico Vágner Mancini não terá o zagueiro Ramon Menezes, que sentiu lesão muscular ainda no primeiro tempo da final do Campeonato Cearense. David Ricardo deve iniciar o jogo ao lado de Matheus Felipe na zaga.
No meio de campo, a dúvida é se jogará Lucas Mugni ou Guilherme Castilho junto com Richardson e Lourenço. Castilho está recuperado de um problema muscular, mas ficou no banco na decisão estadual.
O atacante uruguaio Facundo Castro, como Ramon Menezes, não viajou ao Recife por problemas físicos.
Polêmica pré-jogo
Os acontecimentos que antecederam este jogo renderam diversas polêmicas. Até porque é a primeira vez que uma equipe cearense jogará em Pernambuco após o fatídico atentado contra o ônibus do Fortaleza, em 21 de fevereiro.
A Federação Cearense de Futebol (FCF) acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo que o evento fosse realizado com portões fechados ou em outro estado. Em ofício, a entidade alegou “não existirem garantias de segurança à incolumidade física e psíquica dos partícipes do espetáculo”.
Inclusive, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) enviou ao órgão de Justiça um ofício em que dizia não atestar a “absoluta segurança” da partida, recomendando que a partida ocorresse sem presença de torcida. O STJD, contudo, indeferiu o pedido da FCF.
Fim de punição
Além disso, este será o último jogo da pena do Sport após o atentado contra o ônibus do Fortaleza. Nesta terça-feira (9), o STJD decidiu reduzir a punição do clube pernambucano de oito para quatro jogos, e permitiu a presença parcial da torcida.
Apenas 25% da carga de ingressos não pode ser vendida, e o setor destinado à Torcida Jovem do Leão, identificada como responsável pelo ataque, estará fechado.
Sport x Ceará
Sport
Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez, Lucas Lima e Alan Ruiz (Barletta); Romarinho e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.
Ceará
Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Lourenço e Lucas Mugni (Guilherme Castilho); Erick Pulga, Saulo Mineiro e Aylon. Técnico: Vágner Mancini.
Motivo: jogo único das quartas de final da Copa do Nordeste
Data e horário: 10 de abril de 2024 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
Auxiliares: Schumacher Marques Gomes e Luis Filipe Gonçalves Corrêa (ambos da PB)
Árbitro de vídeo: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Transmissão
TV: SBT, na TV aberta
Streaming: DAZN e Nosso Futebol